Eunício destaca papel de Fernando Lyra na consolidação da democracia
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), líder do PMDB, divulgou nota em que manifesta pesar pela morte do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, ocorrida na quinta-feira (14), em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Na nota, Eunício destaca a capacidade de diálogo de Lyra, descrito como "um dos mais ativos construtores da democracia que usufruímos hoje".
Nascido em Recife (PE), em 1938, Lyra formou-se em Direito em 1964 e se elegeu deputado estadual pelo MDB em 1966. Deputado federal por sete mandatos, participou da articulação para o lançamento da candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, em 1985, e foi ministro da Justiça no governo de José Sarney, que assumiu com a morte de Tancredo.
Leia a íntegra da nota de Eunício Oliveira:
“O PMDB, os pernambucanos e o Brasil perdem hoje, com a morte de Fernando Lyra, um companheiro que honrou a política. Eu e minha família perdemos um grande amigo. Ao enfrentar a ditadura militar nas fileiras do que ficou conhecido como os autênticos peemedebistas e, depois, com sua capacidade de diálogo e articulação, foi um dos mais ativos construtores da democracia que usufruímos hoje. Nossos votos de pesar e reconhecimento a todos os seus familiares”.
15/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo destaca papel do Senado na consolidação da democracia
Senadores relembram papel de Fernando Lyra na vanguarda da oposição ao regime militar
Humberto Costa destaca firmeza de princípios de Fernando Lyra
Laura Carneiro destaca papel da mulher na democracia
Valadares destaca papel do Senado no aperfeiçoamento da democracia
José Alencar destaca papel das instituições na construção da democracia