Eunício Oliveira cobra ação do governo contra a seca no Ceará
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) fez um alerta para a insatisfação dos pequenos agricultores e pecuaristas cearenses que não conseguem ter acesso ao milho prometido pelo governo federal no início deste ano, num momento em que o estado vive a pior seca das últimas três décadas.
No Plenário do Senado na manhã desta quinta-feira (13), o parlamentar ressaltou que, segundo previsões meteorológicas, o pior ainda está por vir, o que pode pôr quase todos os municípios do Ceará estado em calamidade pública.
Eunício Oliveira reclamou da burocracia e da falta de providências do governo federal:
– Em tempo de comunicação instantânea, não é possível que a Esplanada dos Ministérios não saiba que homens, mulheres e crianças estão sendo torturados pela fome e pela sede; que colheitas são perdidas; que rebanhos estão morrendo. A emergência de agora foi anunciada há meses – lamentou.
Segundo o parlamentar, a agropecuária cearense, que precisa de 35 mil toneladas de milho por mês, não consegue sequer duas mil toneladas, apesar de o governo federal ter se comprometido a distribuir mais de 31 mil toneladas até o fim de setembro.
PIB
Ao citar dados da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, o parlamentar aproveitou para elogiar o atual governo cearense e lembrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 2,9% nos seis primeiros meses de 2012, comparando-se com período equivalente do ano passado. No mesmo período, o PIB brasileiro cresceu somente 0,6%.
– O dado destoante ficou exatamente com setor agropecuário, com declínio de quase 40%. Trata-se de um cenário preocupante; por isso, são necessárias soluções mais eficientes. A fome e a sede não esperam, chega de burocracia. Peço mais solidariedade e menos papelada. É disso que o sertanejo precisa para sobrevier à seca – afirmou.
13/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eunício Oliveira elogia ação do governo para o combate à seca no Nordeste
Eunício Oliveira cobra solução permanente para enfrentamento da seca
Eunício Oliveira reclama de estradas federais no Ceará
Eunício Oliveira comemora recorde nas exportações do Ceará
Eunício Oliveira lamenta avanço das drogas no Ceará e no país
Eunício Oliveira relata visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará