Eunício Oliveira pede ajuda urgente para 166 cidades cearenses em estado de calamidade pública em razão da seca



O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) pediu ajuda urgente do governo federal para as cidades cearenses que padecem devido à estiagem, uma das maiores dos últimos anos. Ele informou que 166 dos 184 municípios do Ceará estão em estado de calamidade pública em virtude da seca.

O parlamentar clamou por ajuda da presidente Dilma Rousseff e também dos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Coelho, da Integração Nacional. Para Eunício Oliveira, além de assistências emergenciais, o estado do Ceará necessita também de renegociação de dívidas e abertura de novos créditos para as centenas de agricultores que tiveram suas safras perdidas ou prejudicadas.

De acordo com o senador, sede e fome continuam a atingir milhões de nordestinos. Ele cobrou “agilidade, presteza, solidariedade e respeito” por parte das autoridades públicas.

Eunício pediu imediata ampliação dos serviços de carros-pipa; perfuração de novos poços e restauração dos já existentes; financiamento de projetos de produção de alimentos e regulamentação da Lei 12.599/2012, que renegocia as dívidas agrícolas de pequenos e médios produtores do Nordeste, inclusive dos beneficiários do Pronaf, de crédito fundiário e do programa Hora de Plantar.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira pede pressa no socorro a vítimas da seca: ‘sede e fome não esperam’

Eunício Oliveira pede a Dilma perdão das dívidas de agricultores afetados pela seca

Sobe para três o número de cidades amazonenses em estado de calamidade pública

Humberto Costa pede ajuda para cidades atingidas pela seca no Nordeste

Eunício Oliveira cobra solução permanente para enfrentamento da seca

Eunício Oliveira elogia ação do governo para o combate à seca no Nordeste