Eurípedes Camargo destaca papel político de sindicatos
O senador Eurípedes Camargo (PT-DF) registrou nesta sexta-feira (6) o décimo quarto aniversário de fundação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), elogiando a trajetória e a atuação da entidade. Ele também frisou o papel relevante no contexto político nacional de todos os sindicatos que lutam pelos direitos dos trabalhadores e por justiça social.
- Aproveito para homenagear os sindicatos que têm adotado uma postura cidadã de reivindicar melhores condições de vida e trabalho para sua categoria, mas que, acima de tudo, mantêm um compromisso que remonta aos primórdios do sindicalismo mundial, orientado pelos ideais de luta em prol da solidariedade entre os trabalhadores por um mundo mais justo - declarou o senador.
Ele contou que o Sinpaf foi criado em 1989 para representar os trabalhadores das instituições de pesquisa e desenvolvimento agropecuário. De lá para cá, descreveu o senador, o sindicato sempre esteve ao lado dos movimentos sociais de defesa da reforma agrária, dos pequenos agricultores, da pesquisa e dos direitos básicos do cidadão, como o direito à alimentação. O Sinpaf tem suscitado o debate e alertado a sociedade sobre questões polêmicas, como a dos alimentos geneticamente modificados, exemplificou.
- Esse sindicato extrapolou os marcos do corporativismo - disse o parlamentar ao informar que a filiação e a atuação do Sinpaf na Central Única dos Trabalhadores (CUT) foram decisivas para a construção da evolução do movimento.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o discurso de Eurípedes Camargo, observando o quanto é proveitoso que o movimento sindical consiga ser autônomo e independente em relação aos partidos políticos.
- Não concordo que as centrais sindicais e por extensão o conjunto do movimento sindical sejam a correia de transmissão de um partido. Entendo o contrário, que o movimento sindical pode fazer chegar aos partidos e ao governo as suas reivindicações - disse Paim.
Lei Orgânica do DF
O senador Eurípedes Camargo aproveitou para citar o aniversário de 10 anos da promulgação da Lei Orgânica do Distrito Federal, neste mês. Ele lembrou ter participado do processo de elaboração e aprovação da lei e contou que a mesma é um marco na luta pela autonomia política do Distrito Federal.
06/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eurípedes Camargo defende combate aos privilégios
Eurípedes Camargo diz que Bush e Roriz desrespeitam a democracia
Eurípedes Camargo anuncia projetos e metas de seu mandato
Eurípedes Camargo exalta parcerias em programas sociais federais
Eurípedes Camargo quer regulamentar profissões da construção civil
Perillo destaca papel de Joaquim Nabuco no cenário político internacional