Eurípedes Camargo exalta parcerias em programas sociais federais
A parceria montada entre o governo federal e a sociedade civil para viabilizar avanços na área social foi exaltada em Plenário, nesta segunda-feira (21), pelo senador Eurípedes Camargo (PT-DF). Apenas no programa Fome Zero, o parlamentar informou que já há mais de mil empresas inscritas para usar sua logomarca e promover ações de solidariedade. A adesão à iniciativa também levou à certificação de 55 empresas e entidades como parceiras e à montagem de mais de 34 mil postos de coleta de alimentos no país.
- Essas iniciativas conjugam ações implementadas para combater as causas estruturais da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, assegurar a superação da fome com ações emergenciais - explicou.
Uma das vertentes do Fome Zero, conforme assinalou, é o cartão-alimentação, que garante R$ 50 por mês para 128.856 famílias de 158 municípios da egião Nordeste e do norte de Minas Gerais.
Eurípedes Camargo destacou ainda a distribuição de cestas básicas em caráter emergencial como outra estratégia de combate à fome. Segundo esclareceu, esta ação está garantindo alimentação para 113.909 famílias de 626 acampamentos rurais e 14.962 famílias de 142 comunidades quilombolas. As aldeias indígenas também são beneficiárias desse programa, recebendo paralelamente orientação sobre manejo de solo, criação de pequenos animais e incentivo ao artesanato.
O senador petista não deixou de ressaltar outras ações de assistência social do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a exemplo do Brasil Alfabetizado, do Plano-Safra 2003/2004, que oferece linha de crédito, assistência técnica e seguro-safra a agricultores familiares; e do Projeto Conviver, voltado ao combate da pobreza rural e à fixação do homem no campo.
Ao reiterar seu orgulho em participar de um movimento dirigido à conquista da justiça social, Eurípedes expressou sua convicção de que os esforços do governo e da sociedade civil organizada permitirão que se escreva -uma nova página na história do país-.
21/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil e Guiana querem estabelecer parcerias nas áreas de energia e programas sociais
Eurípedes Camargo defende combate aos privilégios
Eurípedes Camargo destaca papel político de sindicatos
Eurípedes Camargo diz que Bush e Roriz desrespeitam a democracia
Eurípedes Camargo anuncia projetos e metas de seu mandato
Roseana apresenta projeto que facilita aplicação de recursos federais em programas sociais