Eurípedes denuncia ataque à gestão democrática em escola do DF



A tentativa da Secretaria de Educação do Distrito Federal de substituir a direção da Escola Classe 304 Norte, em Brasília, recebeu críticas nesta segunda-feira (7) do senador Eurípedes Camargo (PT-DF). A escola é reconhecida como referência em qualidade de ensino e gestão democrática, tendo participado de iniciativas pioneiras, como a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais no ensino regular, e o projeto de aceleração da aprendizagem - os níveis de repetência na instituição vêm caindo ano a ano e a aprovação chegou a 95% em 2002.

De acordo com o senador, a Secretaria de Educação tenta substituir membros da equipe da escola, ferindo princípio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que impõe a gestão democrática nas escolas.

- A comunidade escolar, em suas diversas representações, foi ignorada e, quando procurou a Secretaria para expor suas reivindicações, não foi sequer atendida - relatou o senador.

Eurípedes disse que o sucesso da instituição deve-se à conjugação de fatores como a dedicação dos profissionais e a participação dos pais e alunos. Ele salientou ainda que a comunidade se organizou para exigir a manutenção das atuais diretrizes da Escola Classe.

- É preciso fazer com que essas vozes ecoem e tornem-se exemplo para outros pais, professores e alunos. É preciso que esse exemplo seja seguido e constitua paradigma a reafirmar que a participação de todos os segmentos é capaz de garantir um ensino de qualidade - disse o senador.



07/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eurípedes denuncia irregularidades na saúde do DF

Eurípedes comenta denúncia sobre compra irregular de terras por Roriz

Sistema Cantareira tem gestão democrática

Lei das Águas inaugurou gestão democrática

Lei das Águas inaugurou gestão democrática

Presidenta Dilma está “chocada e consternada” com ataque a escola no Rio de Janeiro