Evento debate a inserção da comunicação no campo



O workshop "Comunicação para o Desenvolvimento na Pesquisa e na Extensão Rural" será realizado até a próxima sexta-feira (29), em Brasília, e vai debater a comunicação como ferramenta de extensão para levar informação tecnológica aos agricultores e contribuir para seu desenvolvimento e qualidade de vida. 

O evento reúne comunicadores da Embrapa, das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária e das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de todas as regiões brasileiras.

A expectativa dos organizadores é construir uma rede temática de comunicação, pesquisa e extensão rural que apoie a divulgação de inovações tecnológicas e o crescimento da agricultura nacional.

“As áreas de comunicação e de informação tecnológica são importantes para que a gente possa chegar a apontamentos, dentro do conjunto de políticas públicas, que ajude a consolidar um modelo democrático de informação e de acesso à pesquisa”, disse o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini.

Sobre a principal meta do workshop, a gerente geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Lúcia Beltrão, resumiu: “Unir pesquisa e extensão, no campo da comunicação, e fazer o conhecimento chegar ao agricultor; que se possa não só fazer transferência de conhecimento, mas fazer com que os produtores se apropriem desse saber.”

“Não basta produzir ciência, é preciso comunicar. A transmissão do conhecimento para o desenvolvimento se torna cada vez mais importante”, complementou o diretor- executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf.

Além de Waldyr Stumpf, o evento contou em sua abertura com a presença do coordenador-executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Luis Sóter; do diretor da Emater/DF, Carlos Antônio Banci; do chefe substituto do departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Otávio Basaldi; da chefia de Comunicação da Embrapa; e do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

José Luis Sóter assinalou que a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária possui, em quase quatro mil municípios brasileiros, cinco mil emissoras de rádio que produzem conteúdo para o homem do campo.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



25/11/2013 18:08


Artigos Relacionados


Evento pretende potencializar inserção de jovens no mercado de trabalho

Inserção do carvão na matriz energética brasileira em debate

TV SENADO DEBATE INSERÇÃO DO BRASIL NO MUNDO GLOBALIZADO

Programa de inserção social da juventude é tema de debate no Interlegis

Inserção do Brasil no comércio internacional centraliza debate com Lafer

Concluído debate sobre capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho