Inserção do Brasil no comércio internacional centraliza debate com Lafer



A inserção do Brasil no comércio internacional foi o ponto central do debate de mais de quatro horas entre os senadores e o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, nesta terça-feira (dia 13). Convidado ao Senado para falar da crise comercial entre o Brasil e o Canadá - detonada pelos episódios da briga pelo mercado de aviões a jato e pelo embargo canadense à carne bovina brasileira -, o ministro trouxe também a posição oficial do governo com relação à concessão, pelos países ricos, de subsídios que acabam prejudicando a competitividade do produto brasileiro, e à adesão à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

O senador Paulo Hartung (PPS-ES), autor do requerimento de convite ao ministro, anunciou, durante a audiência, a proposta de criação de uma comissão especial de parlamentares com o objetivo de acompanhar as negociações relativas à participação do Brasil na Alca. Ao final da reunião, o presidente do Senado, Jader Barbalho, informou que será instalada comissão no Senado para acompanhar as relações bilaterais, especialmente as comerciais, entre Brasil e Canadá.

Nesta quarta-feira (dia 14), às 14h30, os senadores ouvem o depoimento do ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, sobre o embargo canadense à carne bovina brasileira.

13/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil quer retomar debate sobre câmbio nas negociações do comércio internacional

Mercosul forte garante inserção internacional do Brasil, afirma Ideli

TV SENADO DEBATE INSERÇÃO DO BRASIL NO MUNDO GLOBALIZADO

Universidade Estadual centraliza o debate de plenário

Celso Lafer fala sobre comércio com Canadá na quarta-feira

Armando Monteiro aponta estagnação do Brasil no comércio internacional