Evento: Workshop em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais



Objetivo é divulgar informações sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 21 anos da Comissão para Restauração da Serra do Mar

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA realiza nesta terça-feira (10/10), das 9h00 às 17h00, em Cubatão, um “workshop” com o tema “A Serra do Mar: Ameaças e Oportunidades”, em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais - DIRDN. O evento tem por objetivo divulgar informações sobre a região e os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 21 anos de existência da Comissão Especial para Restauração da Serra do Mar. O evento vai acontecer no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente - CEPEMA, situado na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera - Guarujá), km 270 + 300 metros, sentido litoral-capital.

O comprometimento da vegetação da Serra do Mar teve início com a implantação e expansão do pólo industrial de Cubatão, a partir da década de 50. O processo de industrialização ocorreu sem considerar o aspecto de preservação ambiental e tal fato, associado às características topográficas e meteorológicas da região, que dificultam a dispersão dos poluentes, resultou em graves problemas de poluição, provocando a morte da vegetação nas encostas da Serra. A intensa degradação ambiental teve como conseqüência a ocorrência de deslizamentos generalizados junto ao parque industrial, culminando com um acidente ambiental de grande porte, em janeiro de 1985.

A partir desta ocorrência, o Governo do Estado criou a Comissão Especial para Restauração da Serra do Mar, com a finalidade de gerenciar medidas para a prevenção e o controle de deslizamentos, além de propor ações para a recuperação da vegetação degrada nas encostas adjacentes ao pólo industrial.

Coordenada pela SMA e tendo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB na sua Secretaria Executiva, a Comissão conta com a participação ativa das seguintes instituições: SMA/Instituto Florestal - IF; Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC; REDEC - Regional de Defesa Civil da Baixada Santista; Prefeitura Municipal de Cubatão; COMDEC - Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão; DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica; IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas; CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, em Cubatão; ECOVIAS - Concessionária ECOVIAS dos Imigrantes.

Durante o “workshop”, o público será informado sobre as inúmeras intervenções realizadas para o controle da poluição industrial, o processo de revegetação das encostas, detalhes do plano de contingência e os avanços alcançados, entre outros temas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 303

10/09/2006


Artigos Relacionados


Casildo relata participação em evento sobre redução de riscos de desastres naturais

Agricultura e FAO promovem workshop internacional sobre recursos naturais na pecuária

Liberados mais de R$ 13 mi para a redução de danos causados por desastres naturais no RJ

Defesa Civil participa de encontro sobre redução de riscos de desastres naturais

CGU vai participar de evento em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção

Evento: Defesa Civil do Estado lança campanha preventiva de redução de desastres em Jundiaí