CGU vai participar de evento em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção



A apresentação de um diagnóstico sobre valores, conhecimento e cultura de acesso à informação pública no Poder Executivo, uma mesa redonda sobre a implementação da Lei de Acesso à Informação Pública, e a apresentação do plano de ação do Brasil na Parceria para Governo Aberto (OGP) fazem parte da programação de comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado em todo o mundo, nesta sexta-feira(9).

O evento, presidido pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, e pelo diretor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, Bo Mathiasen, vai acontecer em Brasília. O evento terá as presenças de vários ministros de Estado, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e do presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zimler.

No evento, a Secretaria Federal de Controle Interno, da CGU, apresentará resultados das ações de controle interno no aprimoramento da gestão e no combate à corrupção. Em seguida, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) premiará o juiz de direito do Mato Grosso do Sul, Odilon Oliveira, por iniciativas de prevenção e combate à corrupção e ao crime organizado no País.

O prêmio é concedido a pessoas e instituições que tenham contribuído com um dos seguintes temas: combate à corrupção; boa governança, combate ao tráfico de pessoas, segurança pública, e prevenção às drogas, entre outros.

O próximo ponto será a apresentação dos avanços e perspectivas para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que se realizará em Brasília, em maio do próximo ano.

Pesquisas e plano de ação

O evento terá também a apresentação de uma pesquisa-diagnóstico realizada para orientar o planejamento de ações visando disseminar um modelo de gestão nas ouvidorias federais. A pesquisa revela, por exemplo, que 67% das ouvidorias federais não têm orçamento próprio e 46% não possuem instrumentos normativos.

No evento, a CGU e o Instituto Maurício de Sousa lançarão o projeto "Eu participo - Pela Ética e Cidadania”, que contará com os personagens da Turma da Mônica Jovem na prevenção da corrupção. Para o projeto deverá ser produzido um kit a ser distribuído em escolas de ensino médio e fundamental, contendo manuais para professores e alunos. Está prevista também a realização de um curso a distância para a capacitação dos professores, além de vídeo-aulas e criação de histórias em quadrinhos e de um site.

O evento será encerrado com uma mesa de diálogo sobre os limites e possibilidades na implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Especialistas brasileiros e convidados internacionais estarão entre os debatedores.

Fonte:
CGU



08/12/2011 20:20


Artigos Relacionados


Evento: Workshop em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais

Simon conclama jovens a participar de marchas contra corrupção

Evento marca o Dia Nacional contra a Corrupção

Aprovado na CCJ texto de acordo internacional contra corrupção

Dia Internacional contra a Corrupção será celebrado nesta segunda

Governador participa de evento em comemoração aos 60 anos do Sesc