Ex-colegas de Jefferson destacam sua conduta ética e a retidão na política



Ao discursar na sessão do Senado em homenagem a Jefferson Péres, o senador Geovani Borges (PMDB-AP) afirmou que o parlamentar se caracterizava por sua luta pela ética na política. Apesar de ser um homem de hábitos simples, a importância de sua vida fez com que fosse enterrado com honras militares e decretado luto oficial por três dias, lembrou.

Apesar da curta convivência com Jefferson no Senado, Geovani Borges disse nutrir grande apreço pelo homenageado, que advinha do grande valor moral representado por ele durante décadas na política brasileira.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) lembrou o trabalho incessante de Jefferson Péres à frente de questões polêmicas no Senado, tais como os processos em que se investigaram desvios de conduta de outros senadores no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Para ele, Jefferson tinha uma postura disciplinada e rígida na cobrança de compromissos morais, havendo, no Senado, um grande reconhecimento pelo exemplo de retidão e dignidade deixado por ele.

Ao discursar em Plenário, Rômulo Péres, primogênito do senador, destacou o reconhecimento de sua família ao Senado, por ter sido nesta Casa que Jefferson Péres teve a oportunidade de demonstrar o seu ardor e a sua luta pela ética na política. Rômulo louvou a cultura humanística de seu pai e garantiu que, por mais irreparável que seja a perda para sua família, não deixará morrer a esperança de poder fazer política sem transigir com a ética, de poder criticar adversários sem ofender.

- Meu pai deixou a todos a lição de que vale a pena ser decente, viver com reputação incólume e autoridade moral. Ele não tinha máscaras, não posava, era mesmo o que aparentava. Ele deixou exemplos, assim sua luz não se extinguirá, embora fique, para sempre, uma grande saudade nos corações daqueles que o conheceram - finalizou.

Para o senador José Nery (PSOL-PA), a história de Jefferson Péres constitui um legado importante para a política brasileira, especialmente nos dias de hoje em que a vida parlamentar mostra tantas histórias marcadas por falcatruas e desrespeito ao povo. Segundo argumentou, é preciso que os homens de bem falem mais alto para conscientizar o brasileiro de que fazer política pode ser diferente.

O senador pelo Pará propôs que, em reconhecimento à trajetória do homenageado, os parlamentares brasileiros firmem um compromisso de se dedicar à luta pela moralização da política. Na sua avaliação, por meio de princípios éticos de combate à corrupção, é possível realizar uma reforma política que procure valorizar essa prática como um exercício correto, justo e digno na busca pelo voto.

- Proponho dedicar o ano de 2009 à realização de uma campanha nacional pela reforma política. Essa será a melhor homenagem que poderemos fazer a Jefferson que, através de seu exemplo de ética, correção e lealdade, continuará vivo na alma e no coração de todos os parlamentares que o conheceram - concluiu José Nery.

Ao encerrar a sessão solene, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, agradeceu a presença das autoridades, dos familiares de Jefferson Péres e dos senadores que discursaram em sua homenagem. Na ocasião, também anunciou que o Senado publicará dois volumes com os discursos do senador falecido, como uma homenagem ao seu legado de retidão e ética.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do PDT diz em nota que Jefferson Péres é referência de conduta ética

Funeral de Jefferson Péres reforça sua imagem de modelo de ética na política

Valdir Raupp destaca luta de Jefferson Péres em defesa da ética na política

Cetesb lança Código de Ética e Conduta Profissional

JEFFERSON DIZ QUE ESTEVÃO PRATICOU DESVIOS DE CONDUTA E ILÍCITOS PENAIS

JEFFERSON DIZ QUE ESTEVÃO PRATICOU DESVIOS DE CONDUTA E ILÍCITOS PENAIS