Ex-deputado Carlos Sant"Anna é velado no Salão Negro
Morto nesta sexta-feira (4), aos 71 anos, em conseqüência de problemas cardiovasculares e complicações por diabetes e hipertensão, o ex-ministro Carlos Sant"Anna, que conduziu as pastas da Saúde (1985-1986) e da Educação (1989-1990) no governo José Sarney, foi velado no Salão Negro do Congresso Nacional. Ex-deputado, seu último cargo no Legislativo foi a chefia do gabinete da Presidência do Senado, em 1995, quando a Casa era dirigida por Sarney, que emitiu nesta sexta uma declaração louvando a correção de Sant"Anna.
-O Carlos sempre representou, no cenário da vida pública do País, um político íntegro e um cidadão exemplar. Foi um homem simples, um amigo leal, que dedicou toda sua vida a grandes causas, notadamente nas áreas de Educação e Saúde, nas quais teve atuação destacada e inovadora. Sua partida do nosso convívio deixa-nos, certamente, uma grande lacuna, mas também o reconhecimento pelos grandes serviços que prestou à Bahia e ao Brasil. Sempre haveremos de lembrar da sua extrema correção como pessoa e como homem público, sendo esta, talvez, a maior da sua personalidade-.
O senador Paulo Paim (PT-RS) também homenageou a memória de Carlos Sant"Anna, ao velá-lo no Salão Negro. -Tive a alegria de conviver com Carlos Sant"Anna principalmente na Constituinte. Ele sempre agiu com uma postura equilibrada, construindo o entendimento. Juntamente com Ulysses Guimarães e Mário Covas, foi um dos homens que contribuiu para que a Carta Magna fosse de fato considerada a Constituição Cidadã-.
Paim referiu-se ainda à preocupação de Sant"Anna com os problemas sociais do país. -Hoje não é a Bahia que perde, hoje o Brasil perde, a democracia perde, mas tenho certeza que ele está dialogando, como se diz no Rio Grande, já em outras pradarias, com Covas, com Ulysses, com Luiz Eduardo, e tanto outros que atuaram juntos nessa Casa-.
04/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ex-ministro e constituinte Carlos Sant"Anna será velado no Salão Negro
Lídice da Mata lamenta morte do ex-deputado Fernando Sant’anna
Sarney envia condolências à família de Carlos Sant"Anna
Meninas vencem e Bruno Sant’Anna é eliminado no tênis
Penitenciária Feminina de Sant`anna ganha sala de leitura
Escritor Ivan Sant’anna é convidado do programa 'Eu quero um samba', da Rádio Senado