Lídice da Mata lamenta morte do ex-deputado Fernando Sant’anna



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), em discurso nesta terça-feira (13), fez discurso emocionado em homenagem ao ex-deputado federal Fernando Sant’anna, morto no último dia 1º, aos 96 anos. Engenheiro de formação, ele era conhecido, segundo a senadora, como um dos “comunistas históricos” do país, além de um político com grande capacidade de interlocução e respeito de políticos de todos os espectros.

– Tenho orgulho e honra de dizer que o Congresso Nacional, tantas vezes maculado pela ação indigna dos que não honram o compromisso de representar o povo brasileiro, teve em seus quadros um dos mais honrados homens públicos que esse país já conheceu – disse Lídice, lembrando que o ex-deputado foi amigo de seu pai, o também comunista Aurélio Souza.

A senadora informou ainda que a família decidiu construir um memorial dedicado ao político em sua cidade natal, Irará, e pediu o apoio do Congresso para manter viva a história do “grande homem público”. O ex-deputado federal foi enterrado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O governador da Bahia, Jaques Wagner, decretou três dias de luto oficial.

Segundo lembrou a senadora, Fernando Sant’anna foi um dos primeiros opositores cassados pelo regime militar. O ex-deputado ficou conhecido pela atuação na luta contra a ditadura, quando já integrava os quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele formou-se engenheiro pela Escola Politécnica da Bahia em 1944. Lá deu os primeiros passos em direção à carreira política, quando participou, como líder da delegação baiana, do congresso da União Nacional dos Estudantes de 1942.

Sant’anna foi também assessor do educador Anísio Teixeira, no governo de Octávio Mangabeira na Bahia, atuando como engenheiro-chefe encarregado da planificação e construção de escolas públicas. Já como deputado federal, foi um dos articuladores da campanha “O petróleo é nosso”, recordou Lídice.



13/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ex-deputado Carlos Sant"Anna é velado no Salão Negro

Lídice da Mata lamenta morte de artistas baianos

Lídice da Mata lamenta morte de dom José, bispo emérito de Juazeiro

Lídice da Mata homenageia ex-ministro Fernando Lyra

Meninas vencem e Bruno Sant’Anna é eliminado no tênis

Penitenciária Feminina de Sant`anna ganha sala de leitura