Ex-ministro e constituinte Carlos Sant"Anna será velado no Salão Negro



O corpo do ex-ministro e ex-deputado federal Carlos Sant"Anna será velado nesta sexta-feira (4), das 14h30 às 17h30, no Salão Negro do Congresso Nacional. O político baiano foi ministro da Saúde, entre 1985 e 1986, e ministro da Educação, entre 1989 e 1990, durante a Presidência de José Sarney. Ele deixa sete filhos, além da viúva, a sanitarista Fabíola de Aguiar Nunes.

Nascido em 12 de agosto de 1931, Sant"Anna morreu na manhã desta sexta-feira (4), em Brasília, segundo informações da Agência Brasil. Depois do velório no Congresso, o corpo do ex-ministro segue para Salvador (BA), onde será velado na Assembléia Legislativa da Bahia, até o sepultamento, marcado para o final da tarde deste sábado (5).

Médico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1955, Sant"Anna conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual em 1975, pela antiga Arena, depois de haver militado no movimento estudantil e presidido o Diretório Central dos Estudantes da UFBA. Eleito deputado estadual em 1975, destacou-se como defensor do regime militar, segundo o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Também foi secretário da Educação e Cultura da Bahia entre 1975 e 1978, durante a gestão do então governador Roberto Santos.

Em 1979, chegou à Câmara dos Deputados, onde ajudou a criar o PP, partido que fundiu-se ao PMDB em 1982. Até 1991, cumpriu três mandatos como deputado federal, os dois últimos pelo PMDB. Votou a favor das eleições diretas em 1984 e de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Na Constituinte, foi presidente da Comissão de Saúde e líder do governo Sarney.

Nas eleições de 1994, foi eleito suplente do PMDB e assumiu o mandato com a renúncia do ex-deputado Genebaldo Corrêa. Deixou a Câmara em janeiro de 1995. Encerrada a carreira política, Sant"Anna continuou a exercer o cargo de professor adjunto de Pediatria na UFBA.



04/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ex-deputado Carlos Sant"Anna é velado no Salão Negro

Sarney envia condolências à família de Carlos Sant"Anna

Meninas vencem e Bruno Sant’Anna é eliminado no tênis

Penitenciária Feminina de Sant`anna ganha sala de leitura

Lídice da Mata lamenta morte do ex-deputado Fernando Sant’anna

Escritor Ivan Sant’anna é convidado do programa 'Eu quero um samba', da Rádio Senado