EX-PRESIDENTE TERÁ MANDATO DE SENADOR



O senador Romero Jucá (PFL-RR) apresentou proposta de emenda à Constituição determinando que "é senador de direito, representante da Unidade Federativa onde mantiver seu domicílio eleitoral, para mandato subsequente de 8 anos, o presidente da República que tenha exercido integralmente o cargo".

Segundo Jucá, sua proposta "visa a fazer com que os presidentes que deixarem o governo da República, logo após o cumprimento do mandato, venham a ser membros do Senado, onde poderão aplicar a grande e valiosa experiência que adquiriram no exercício do mais alto cargo político da Nação".

A proposta , conforme Romero Jucá, tem ainda como objetivo oferecer ao presidente da República "condições de exclusiva dedicação para com os grandes problemas nacionais, porquanto, ao eliminar a possibilidade de eventuais pressões político-partidárias das bases estaduais a que estiver ligado, proporciona-lhe tranquilidade quanto à sua permanência na vida pública após o exercício do mandato presidencial".

Jucá fez questão de destacar que a proposta recebeu número de assinaturas acima do necessário, e espera que ela seja votada no segundo semestre.



29/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


EX-PRESIDENTE PODERÁ TER MANDATO DE SENADOR

PROPOSTA DE MAGUITO E SUPLICY REDUZ MANDATO DE SENADOR E IDADE PARA SER PRESIDENTE

Presidente do Metrô terá mais um mandato à frente da Alamys

Estudantes têm mandato de senador por três dias

Álvaro Dias reassume mandato de senador

Joaquim Roriz renuncia a mandato de senador