Ex-secretário responsabiliza Assembléia gaúcha por difusão da soja transgênica



Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga responsabilidades no contrabando de sementes de soja transgênica e seu plantio, o ex-secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, no governo Olívio Dutra (1999-2002), José Hermeto Hoffmann, responsabilizou nesta quarta-feira (dia 24) a Assembléia Legislativo do estado pela difusão da soja transgênica no Brasil. Segundo Hoffmann, com a aprovação da lei nº 11463/2000, a Assembléia retirou o poder de fiscalização que o governo estadual possuía e exercia, reconhecendo apenas a fiscalização do governo federal.

- Foi a política do fato consumado. Aconteceu um quadro de desobediência civil generalizado no Rio Grande do Sul - afirmou.

Hoffmann explicou que após a eleição de Olívio Dutra para o cargo de governador, optou-se pela adoção da política necessária para manter o estado livre de transgênicos. No entanto, prosseguiu, já havia lavoura plantada com sementes contrabandeadas da Argentina e a fiscalização chegou a apreender mil toneladas de sementes que estavam sendo multiplicadas na Fazenda Palmeirinha, contratada pela Monsanto.

O ex-secretário sugeriu à CPI que requisite os anais da sessão da Assembléia Legislativa que aprovou a lei nº 11463. "Foi um golpe duríssimo, porque criou a idéia de que, no Rio Grande do Sul, estava liberado o plantio de soja transgênica", frisou.

Ele disse ainda que chegou a enviar um ofício ao então ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, para que fizessem barreiras na fronteira do Rio Grande do Sul para impedir a saída da soja transgênica para outros estados. "Estou esperando a resposta até hoje", disse.



24/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comercialização da soja transgênica da última safra é autorizada

ARLINDO PORTO DEFENDE PRODUÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA

QUINTANILHA DESTACA PESQUISA DE SOJA TRANSGÊNICA DA EMBRAPA

LÚDIO COELHO DEFENDE USO DE SOJA TRANSGÊNICA NO BRASIL

Paraná tenta rastrear a cadeia da soja transgênica

Capiberibe consegue criar a CPI que vai investigar contrabando de soja transgênica