Executivo pode utilizar conselheiro substituto para acabar com impasse na compra da Brasil Telecom pela Oi, diz ministro



O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu nesta quarta-feira (11) que o governo poderá indicar um conselheiro substituto para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a fim de acabar com o impasse que há no âmbito do conselho diretor dessa instituição em relação à aprovação da compra da Brasil Telecom pela Oi, antiga Telemar.

Devido ao impasse, o conselho - que deveria ser formado por cinco membros, mas que atualmente apresenta um cargo vago - já adiou várias vezes a decisão quanto à operação. A compra, que resultaria na formação de uma grande empresa nacional de telefonia, conta com o apoio do governo Lula. A indicação do conselheiro substituto seria, então, uma manobra regimental do Executivo para obter a maioria nesse colegiado e, assim, aprovar a operação no âmbito da Anatel.

- O conselheiro substituto é uma hipótese que se tem, um instrumento que se tem, e que já foi usado várias vezes no passado - declarou Hélio Costa.

O ministro afirmou ainda que o presidente Lula "está ciente da importância desse procedimento e já está com os nomes [dos candidatos a conselheiro]".

A partir da aprovação na Anatel, o Executivo pretende alterar as regras do setor de telefonia (mais especificamente, o Plano Geral de Outorgas - PGO), porque essa legislação, da forma como está, impede a compra da Brasil Telecom pela Oi.

Os quatro membros do conselho diretor da Anatel são Ronaldo Sardenberg (presidente da agência), Plínio Aguiar Júnior, Pedro Jaime Ziller de Araújo e Antônio Domingos Teixeira Bedran.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselheiro do Cade diz que outros órgãos foram contrários à compra da Garoto pela Nestlé

CI vota solicitação de audiência para discutir retorno da Telecom Itália ao grupo Brasil Telecom

Aquisição da Brasil Telecom pela Oi será tema de audiência pública da CCT

Fusão das empresas Oi e Brasil Telecom será discutida pela Comissão de Infra-Estrutura

Agricultores familiares poderão utilizar crédito rural para compra de veículo

Governo vai utilizar poder de compra para beneficiar setor de tecnologia da informação