Exemplo de Covas deve ser seguido, diz Lúcio Alcântara



Para manter viva a presença de Mário Covas, é necessário seguir o exemplo deixado por ele. Essa é a opinião do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), que fez, nesta quarta-feira (dia 07), sua homenagem póstuma ao governador de São Paulo, falecido na terça-feira (dia 06). Para Lúcio Alcântara, os ensinamentos, o exemplo e a insistência da ética na política representam o legado mais importante de Covas.

Alcântara recordou a participação de Mário Covas na Assembléia Nacional Constituinte, que elaborou a atual Constituição brasileira, promulgada em 1988. "Era um momento de abertura e de reorganização da vida política do país. Havia grande ansiedade em relação aos trabalhos da Constituinte", disse. Mário Covas, de acordo com Lúcio Alcântara, fez parte do núcleo de parlamentares responsáveis pelo êxito do empreendimento. "Não é a Constituição dos nossos sonhos, mas foi a resultante dos debates, da discussão", afirmou.

O senador disse ainda que Covas fará muita falta ao PSDB, especialmente por sua coragem até de discordar publicamente do presidente Fernando Henrique Cardoso. "Muitas vezes Mário Covas foi a voz de alerta, mostrando desvios e indicando a necessidade de tomar decisões", disse. Em relação à última tarefa política empreendida por Covas, Lúcio Alcântara lembrou a situação difícil em que o governador assumiu o estado de São Paulo, inclusive com o funcionalismo sofrendo três meses de atraso de salários. "Covas adotou muitas vezes posições antipáticas, mas, com sua visão política, saneou as finanças estaduais e recuperou a capacidade de investimento do estado", disse. v

07/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna diz que Covas é exemplo a ser seguido

Heráclito Fortes: exemplo de Zilda Arns deve ser seguido por todos

Armando Monteiro: exemplo de vida de Alencar deve ser seguido por novas gerações

Lúcio Alcântara diz que Alca não deve servir aos interesses hegemônicos dos EUA

Para Lúcio Alcântara, Brasil só deve entrar na Alca se passar a vender mais

Paim espera que exemplo da LBV seja seguido