“Êxito no primeiro dia”, aponta ministro



 

 

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 transcorreu dentro da normalidade. Em entrevista coletiva neste sábado (26), em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou os dados parciais do primeiro dia de provas. "Tudo o que planejamos permitiu um excelente resultado. É um desafio muito grande, pois estamos fazendo o maior Enem da história e o segundo maior exame do planeta", ressaltou. "Foi um êxito; não registramos nenhum incidente de destaque."

O Ministério da Educação monitorou todo o processo do exame nas redes sociais. Segundo Mercadante, nesse primeiro dia, 24 candidatos foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova. Ele disse ainda que os candidatos podem ser eliminados a qualquer momento do processo, conforme prevê o edital do Enem. "Isso viola um princípio básico do edital. Isso prejudica. Nós alertamos", pontuou.

Outro dado de destaque foi o acesso de 22 mil candidatos à página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre meio-dia e 12h59 deste sábado, para confirmar o local de prova.

"A recomendação que faço hoje para o segundo de provas é dormir cedo, descansar para acordar cedo, sair com antecedência e chegar com tranquilidade ao local de prova", alertou o ministro. "Serão 5 horas e meia de prova. Portanto, mais energia."

Gestante

Foi registrado um caso de candidata grávida que entrou em trabalho de parto durante a da prova, em Teresina, Piauí. O ministro ressaltou que a candidata terá o direito de fazer a prova novamente, por meio de apresentação de recurso, como prevê o edital do exame. De acordo com o Inep, 712 candidatas grávidas poderiam dar à luz neste fim de semana. Para isso, foi montado um sistema de atendimento nos locais em que elas fariam a prova.

Histórico

Criado em 1998, o Enem chega aos 15 anos consolidado como uma das portas de acesso ao ensino superior. De 1998 a 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio, que surgiu como uma avaliação dos estudantes, foi ganhando mais adeptos e importância para aqueles que tentam uma vaga em uma universidade pública ou privada.

O Enem nasceu com o objetivo de avaliar as competências e  habilidades desenvolvidas ao longo da escolaridade básica, desde o raciocínio lógico até interpretações de português e também o exercício da redação.

Até o ano de 2008, o Enem era realizado em um único dia, com uma prova composta por 63 questões interdisciplinares. Durante esse período, um número crescente de instituições universitárias passou a adotá-lo como instrumento de seleção de seus estudantes. A partir de 2014, mais dez universidades federais e duas estaduais vão usar o Enem como forma de ingresso. 

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira



26/10/2013 20:58


Artigos Relacionados


TEBET APONTA ÊXITO NA PRIVATIZAÇÃO DA ENERSUL

GILBERTO MIRANDA APONTA ÊXITO DA PRIVATIZAÇÃO

MARINA SILVA APONTA ÊXITO NA TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Capiberibe aponta êxito de modelo sustentável na Amazônia e pede recursos do FNO

Tião Viana aponta êxito do Sistema Único de Assistência Social

Garibaldi Alves diz que Edison Lobão terá êxito como ministro