Expedito Júnior critica declarações de Carlos Minc sobre pavimentação de rodovia



Em pronunciamento nesta terça-feira (2), o senador Expedito Júnior (PR-RO) condenou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que, em declarações à imprensa no último fim de semana, atribuiu a pressa do ministro dos Transportes, Alfredo nascimento, em asfaltar a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus, a questões eleitorais.

Expedito Júnior disse que a conclusão da estrada deve estar acima de todos os interesses, tendo em vista que a obra contribui para a segurança nacional e vai beneficiar uma população de 25 milhões de pessoas que vivem na região, além de ser a única via de ligação terrestre entre "Manaus e o resto do mundo". O senador disse ainda que a conclusão da estrada se justifica a partir da escolha da capital amazonense como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Expedito Junior também refutou o argumento ambientalista de que o asfaltamento da BR-319 irá favorecer o desmatamento na região. Na avaliação do senador, a pavimentação poderá justamente contribuir para dar mais agilidade às iniciativas de combate ao trafico de drogas, à prostituição, ao contrabando e à destruição da fauna e flora, em ações executadas pelos próprios órgãos governamentais.

O senador disse ainda que a política ambiental brasileira deveria estar a cargo de entidades "sérias", como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). E que o ministro Minc deveria apresentar soluções à sociedade, em vez de adotar a atitude "pueril" de procurar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para falar mal de outros ministros.

- O ministro precisa descer do seu pedestal e precisa trabalhar. Ele prefere dialogar com ONGs [organizações não governamentais] brasileiras e estrangeiras. Esse não é o papel de quem representa o povo brasileiro e fala em nome do Brasil. Quem formaliza nossas políticas tem que ser nossas instituições. Em vez de apresentar soluções, ele vai aos pés do presidente Lula chorar como uma criança - afirmou.

Expedito Júnior também disse que a pavimentação da BR 319 irá contribuir para o incremento econômico, cultural e social da Amazônia, e ainda para o próprio desenvolvimento sustentável local de que Minc "tanto fala mas não coloca em prática".

- Peço ao ministro que fale menos e faça mais pelo nosso país - concluiu.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior critica Lula por declarações contra a democracia

Expedito Junior cobra promessa de Minc de manter posseiros em reserva florestal de Rondônia

Expedito Júnior critica nota da CUT sobre votação da PEC dos servidores públicos de Rondônia

Expedito Júnior critica atuação do Incra em Rondônia

Expedito Júnior critica ação do governo no combate ao desmatamento

Expedito Júnior critica indenizações milionárias da Comissão de Anistia