Antonio Carlos Júnior critica Lula por declarações contra a democracia



O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) criticou, nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por este estar, no entender do senador, fazendo uma série de declarações contrárias ao convívio democrático. Na mais recente, dada nesta terça em Mato Grosso do Sul, Lula afirmou ser "humanamente impossível" governar sem a utilização de medidas provisórias.

Segundo declaração citada pelo parlamentar, o presidente Lula entende que o governo precisa agir mais rapidamente do que "o tempo das discussões democráticas que são necessárias acontecerem no Congresso".

- Relevem a forma, que não é minha, mas é preciso dizer que um ditador não se expressaria de forma mais clara e direta - afirmou Antonio Carlos Júnior.

Em outro momento de seu discurso, o senador pelo DEM referiu-se às reclamações de Lula quando da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O presidente da República teria atribuído a "um grupo de pessoas lá no Senado" a decisão de extinguir a CPMF para impedir que ele elegesse seu sucessor.

- Se Sua Excelência [Lula] governa apenas movido pelo interesse eleitoreiro, saiba que o mesmo não acontece aqui nesta Casa, onde impera o direito ao contraditório, a discussão democrática, por mais que isso o incomode - reagiu.

Para Antonio Carlos Júnior, é preciso colocar um ponto final no hábito que, segundo ele, o presidente Lula tem, de acusar o Poder Legislativo de não trabalhar. O representante da Bahia também acusou o presidente da República de, a pretexto de acelerar ações governamentais, estar freqüentemente atropelando "o Congresso e a democracia".

- Este Plenário aguarda que Vossa Excelência nos lidere nesta cruzada pela retomada do papel constitucional do Poder Legislativo - disse Antonio Carlos Júnior, dirigindo-se ao presidente do Senado e do Congresso, Garibaldi Alves Filho.



18/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Junior critica caráter estatizante do governo Lula

Antonio Carlos Júnior critica Lula por incluir no PAC projetos de governos anteriores como se fossem seus

Antonio Carlos critica declarações recentes do presidente da República

Expedito Júnior critica declarações de Carlos Minc sobre pavimentação de rodovia

Antonio Carlos Junior rebate críticas de Lula ao Senado

Antonio Carlos Junior acusa Lula de fazer "picuinha" com o Democratas