Expedito Júnior não quer impedimentos para plantio de cana na Amazônia



Em comunicação de liderança, o senador Expedito Júnior (PR-RO) agradeceu a presença do senador Sibá Machado (PT-AC) em Porto Velho na última sexta-feira (26), participando de seminário sobre desenvolvimento regional. Ele pediu que Sibá, suplente da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, consiga convencê-la a não tomar a decisão, "numa canetada", de proibir o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia.

Expedito Júnior pediu que o plantio de cana seja discutido com a sociedade e também avaliado em zoneamento que leve em conta aspectos sociais, econômicos e ecológicos. Lembrou que em Rondônia há duas usinas de álcool "praticamente prontas" para iniciar a produção, nos municípios de Cerejeira e Santa Luzia do Oeste. Ele destacou também a presença, no seminário, da senadora Fátima Cleide (PT-RO) e do ministro das Cidades, Márcio Fortes. A presença de todos eles, acrescentou, permitiu abrir a discussão sobre o tema.

Em resposta, Sibá agradeceu "as palavras carinhosas" do colega e elogiou o seminário, que além dos ministros e senadores contou com a presença do governador de Rondônia, Ivo Cassol; do secretário de Planejamento do Acre, Gilberto Siqueira, representando o governador Binho Marques; de deputados federais e estaduais dos dois estados; e outras 400 pessoas, entre empresários e representantes de movimentos sociais.

Sibá disse que o plantio da cana não chegou a ser tratado nas discussões, mas lembrou que lideranças de países importadores de álcool, como os Estados Unidos, o Japão e os países europeus, manifestaram a opinião de que esse plantio não deve se expandir na Amazônia. Afirmou que a ministra determinou que se fizesse o zoneamento ecológico, econômico e social da região, para determinar as possíveis áreas para plantio. Disse que as usinas já instaladas ou em construção vão permanecer.



30/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior não quer impedimentos para plantio de cana na Amazônia

Expedito Júnior: Rondônia não aceita proibição do plantio de cana

Expedito Júnior quer que BNDES financie barcos para a Amazônia

CCT vota autorização para plantio de cana-de-açúcar na Amazônia

Expansão do plantio de cana para Amazônia Legal pode ser aprovada

Aprovado plantio de cana na Amazônia Legal