Expedito Júnior: Rondônia não aceita proibição do plantio de cana



O senador Expedito Júnior (PR-RO) afirmou da tribuna, nesta quarta-feira (5), que Rondônia não aceita que o governo federal proíba, "com uma canetada", o plantio de cana na Amazônia, como vem sendo noticiado na imprensa. O senador aceita que seja discutido "com os amazonenses" um zoneamento agroecológico para a região, mas não a proibição pura e simples.

Expedito Júnior Informou que dois municípios de Rondônia estão recebendo investimentos para construção de destilarias de álcool, observando que as notícias desencontradas sobre o assunto podem paralisar os projetos. Ele disse que os municípios de Cerejeiras e Santa Luzia d'Oeste precisam das usinas para reduzir o desemprego e se desenvolver.

Expedito Júnior anunciou a apresentação de requerimento que convoca o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para explicar, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a proposta de proibição de cana na Amazônia.

O senador por Rondônia entende que o zoneamento agroecológico evitará a expansão desordenada do plantio de cana pelo país e informou ter apresentado projeto no Senado que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária (PLS 260/07), o qual será objeto de audiências públicas na Comissão de Agricultura. O projeto, explicou, prevê políticas agropecuárias fundadas no manejo correto do solo, das plantas e dos animais, na formação de pastagens e na recuperação de áreas degradadas.

Lembrou que, à falta de um zoneamento nacional, alguns municípios vêm estabelecendo leis locais sobre o assunto, citando que, em Rio Verde (GO), a cana de açúcar só pode ocupar até 10% da área agrícola e que o produtor só planta com autorização da prefeitura.

- É um critério. É polêmico? Talvez. Mas o que importa é que é uma lei municipal, não foi uma proibição total e levou em conta que aquela região é grande produtora de grãos e já atraiu indústrias para essa cadeia produtiva - afirmou Expedito Júnior.



05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior não quer impedimentos para plantio de cana na Amazônia

Expedito Júnior não quer impedimentos para plantio de cana na Amazônia

Demóstenes não aceita requerimento de Expedito Júnior e devolve caso à Mesa do Senado

Expedito Júnior pede asfalto para a BR 429, em Rondônia

Expedito Júnior diz que PEC que beneficia servidores de Rondônia 'tem pegadinha'

Expedito Júnior critica atuação do Incra em Rondônia