Expedito Júnior pede votação da PEC que transfere para a União servidores do ex-território de Rondônia



Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Expedito Júnior (PR-RO) apelou ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para que submeta à votação a proposta de emenda à Constituição que equipara os servidores civis e militares do ex-território federal de Rondônia ao funcionalismo público federal (PEC 483/05, na Câmara).

De autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), a matéria foi aprovada no Senado em segundo turno em novembro de 2005, tendo sido encaminhada em seguida para análise da Câmara dos Deputados. Na avaliação de Expedito Júnior, a aprovação da matéria vai corrigir uma "injustiça" com os servidores de Rondônia, tendo em vista que já foi concluída a transposição dos servidores dos ex-territórios de Roraima e Amapá.

Expedito Júnior lembrou que a comissão especial criada na Câmara para examinar a matéria emitiu parecer favorável a sua aprovação, devolvendo-a ao presidente da Casa para que fosse colocada em pauta.

- Infelizmente, isso ainda não aconteceu e eu não sei por quê - disse o senador, fazendo um apelo ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para que a matéria seja colocada em votação, o que, salientou, corrigiria uma injustiça feita com seu estado.

Beron

Em seu discurso, Expedito Júnior também cobrou o cumprimento da Resolução 34/07 do Senado, que determinou a suspensão temporária dos pagamentos da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron) com a União. O débito continuou a ser cobrado do governo de Rondônia pelo Executivo, o que levou a Advocacia do Senado a ingressar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o cumprimento da resolução. A ação aguarda julgamento pelo plenário do tribunal.

- A resolução suspende o pagamento por entender que a dívida não mais pertence ao povo de Rondônia. Em torno de dez a doze milhões [de reais] todos os meses saem dos cofres do estado e vão para o ralo. O dinheiro poderia ser aplicado na melhoria de estradas, na agricultura, na educação e na segurança pública - disse Expedito Júnior.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Junior pede votação da PEC que transfere para a União servidores do ex-território de Rondônia

Expedito Júnior defende PEC que transfere para a União servidores do ex-território de Rondônia

Expedito Júnior pede aprovação da PEC que transfere servidores de Rondônia para a União

Expedito Júnior comemora aprovação da PEC que transfere servidores de Rondônia para a União

Expedito Júnior cobra aprovação de PEC que transfere servidores de Rondônia para quadro da União

Expedito Júnior anuncia que Câmara poderá votar ainda este ano transposição dos servidores do ex-território de Rondônia para a União