Expedito Júnior quer acesso de alunos a escolas em finais de semana e férias



O senador Expedito Júnior (PR-RO) pediu em Plenário, nesta quinta-feira (3), que os deputados federais aprovem projeto de lei (PLS 11/08) de sua autoria que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a fim de que os sistemas de ensino favoreçam a abertura das escolas públicas nos finais de semana, feriados e férias.

O objetivo da proposição, explicou Expedito Júnior, é o oferecimento de alimentação aos estudantes nesses períodos, além do desenvolvimento, em benefício das comunidades, de atividades culturais, esportivas e de reforço escolar. O projeto foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na última terça-feira (1º), e agora deverá ser apreciado pela Câmara.

- Hoje em dia as escolas ficam fechadas em torno de 165 dias por ano e não me parece razoável que, durante todo esse tempo, suas quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios permaneçam fechados, impossibilitando o acesso da comunidade - disse.

Em seu discurso, Expedito Júnior criticou ainda a "total falta de atenção do governo federal às condições mínimas para o exercício da profissão de professor" em seu estado. Rondônia, lembrou o senador, como ex-território federal, tem um quadro de docentes de quase 10 mil profissionais vinculados ao Executivo federal.

Expedito Júnior reclamou do não cumprimento, por parte do governo federal,de acordo firmado com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional (Sinasefe) visando a dar aos professores dos ex-territórios e órgãos militares um tratamento isonômico com as instituições federais de ensino.

Em apartes, os senadores Jayme Campos (DEM-MT) e César Borges (PR-BA) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Expedito Júnior.



03/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Botelho quer garantir acesso de alunos deficientes em escolas

Escolas da Família voltam com as atividades nos finais de semana

Simon elogia abertura de escolas à comunidade nos finais de semana

Escolas públicas terão recursos para atendimento a comunidades nos finais de semana

Abertura de escolas públicas nos finais de semana será discutida na Comissão de Educação

Evento: Alunos de escolas públicas passam férias na Unicamp