Simon elogia abertura de escolas à comunidade nos finais de semana
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) saudou como uma medida -singela, mas profunda- o projeto Escola Aberta para a Cidadania, iniciativa conjunta do governo do Rio Grande do Sul e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que prevê a abertura de 51 escolas públicas estaduais nos finais de semana para a comunidade.
- A escola passou a ser um centro comunitário e de convivência da família - assinalou.
Ao explicar o projeto, Simon destacou a -visão e competência- do secretário estadual de educação, José Fortunatti, que discutiu a programação de atividades extra-escolares junto com pais e alunos. O roteiro do Escola Aberta para a Cidadania inclui práticas desportivas, artísticas, culturais e de lazer que, além de agregar a comunidade, têm o objetivo de combater a violência e a depredação desses prédios públicos, episódios registrados normalmente durante os finais de semana.
- Uma medida dessa natureza é algo novo e maravilhoso - disse Simon, destacando sua capacidade de oferecer -um novo horizonte- a crianças e jovens carentes.
O senador afirmou que -muitas pessoas que estavam talhadas para o nada de repente encontram um caminho-. Na implementação de iniciativas do gênero, que têm baixo custo e um expressivo alcance social, Simon disse que o importante é dispor de imaginação e vontade de buscar algo que se prova possível de ser feito sem apoio de recursos externos.
O senador Efraim Morais (PFL-PB) também parabenizou o secretário Fortunatti pela -brilhante- iniciativa.
- Esse o primeiro caminho para que a idéia seja copiada - disse, conclamando os empresários a também aderirem a um projeto que tem o mérito de -unir e valorizar a família-.
11/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Abertura de escolas públicas nos finais de semana será discutida na Comissão de Educação
Comunidade poderá estudar inglês aos finais de semana por meio do Escola da Família
Secretário de Vigilância em Saúde faz apelo por abertura de postos nos finais de semana no Rio
Escolas da Família voltam com as atividades nos finais de semana
Escolas públicas terão recursos para atendimento a comunidades nos finais de semana
Expedito Júnior quer acesso de alunos a escolas em finais de semana e férias