Expedito Junior se solidariza com greve dos servidores do Datasus



O senador Expedito Junior (PR-RO), durante discurso em Plenário nesta quarta-feira (20), expressou sua solidariedade aos servidores do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que iniciaram um movimento grevista no último dia 4. Eles reivindicam o reconhecimento do governo como vencimento básico a uma diferença salarial que recebem há 15 anos.

- São quase 100 mil servidores que dão suporte de informática ao SUS que estão com suas atividades paralisadas por tempo indeterminado aguardando a abertura de um canal para negociar com o Ministério da Saúde, o Ministério do Planejamento ou a Casa Civil - informou o senador.

O reconhecimento reivindicado deve ser feito pela alteração da Lei 8.270/91 -que dispõe sobre o reajuste da remuneração dos servidores públicos, corrige e reestrutura tabelas de vencimentos. Assim, a diferença de vencimentos poderá servir de base para o cálculo de gratificações e adicionais.

De acordo com informações publicadas pelo site do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef), a categoria decidiu entrar em greve também para protestar contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 01/07, que propõe limite a investimentos públicos.

O Datasus é o órgão responsável pelo suporte de informática no processo de planejamento, operação e controle do SUS. Com a paralisação, o setor informacional da área de saúde fica comprometido.



20/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior diz que PEC que beneficia servidores de Rondônia 'tem pegadinha'

Expedito Júnior cobra enquadramento de servidores dos ex-territórios

Em discussão da PEC dos servidores de Rondônia, senadores se solidarizam com Expedito Júnior

Expedito Júnior pede atenção aos servidores da Funasa contaminados com DDT

Expedito Júnior apela à Câmara por votação da PEC dos servidores públicos de Rondônia

Expedito Júnior quer ouvir presidente de associação de servidores do Ibama