Expedito repudia invasão do Exército a terreno em Rondônia



O senador Expedito Júnior (PR-RO), em discurso no Plenário nesta terça-feira (23), repudiou a ação militar ocorrida em Rondônia, quando 120 soldados armados da 17ª Brigada de Infantaria de Selva ocuparam, na madrugada de domingo, um terreno em área nobre do centro de Porto Velho que o Exército afirma ter sido invadido pelo governo de Rondônia. Nessa área, o governador do estado, Ivo Cassol, promove, há dez anos, a construção do Teatro Estadual.

- A ditadura está voltando - disse Expedito Júnior.

O parlamentar questionou o uso de metralhadoras na ocasião - pelo menos 20 viaturas - e até a interdição das ruas próximas ao local.

- Era para atirar em quem? Nos artistas, no povo, no governador? - questionou.

Em nota oficial publicada na página oficial do governo do estado (www.rondonia.ro.gov.br), Ivo Cassol afirma que "não houve invasão por parte do estado. Há pelo menos doze anos existe mais que um acordo tácito, mais que um compromisso verbal, entre União e Estado, permitindo o uso do terreno onde ainda se constrói o futuro teatro estadual de Rondônia".

Expedito Júnior argumentou ainda que, sob o argumento de "invasão", Cassol também poderia expulsar de suas sedes uma série de órgãos federais instalados em terrenos do estado, como a Polícia Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

- Queria que o Exército tivesse o mesmo zelo com as fronteiras, com o garimpo da reserva Roosevelt, onde mais de 19 pessoas perderam a vida - afirmou.

Para discutir a invasão, eventuais excessos e as providências cabíveis, Expedito Júnior anunciou que a bancada rondoniense participará de audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, marcada para ocorrer às 17h desta terça-feira.



23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior repudia ação do Exército em seu estado

CDH debate ação do Exército para retirar ribeirinhos de terreno em Manaus

Expedito Júnior diz que Cassol não pode ser responsabilizado pela invasão de Jirau

Dutra repudia ação de espionagem do Exército e acusações contra o PT

Expedito Júnior adverte para o esvaziamento do quadro de oficiais do Exército

Valdir Raupp denuncia invasão de áreas de preservação ambiental em Rondônia