Dutra repudia ação de espionagem do Exército e acusações contra o PT



Dizendo-se "estupefato e indignado", o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) repudiou nesta quarta-feira (dia 15) a acusação de que o Partido dos Trabalhadores (PT) estaria apoiando brigadas armadas com o objetivo de promover a desordem. A acusação faz parte de um relatório secreto da chamada "Operação Pescado", a cargo do serviço de espionagem mantido pelo Exército Brasileiro. Publicado nesta quarta-feira (dia 15) pelo jornal Folha de S. Paulo, o relatório afirma que o Movimento dos Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o PT apoiaram, direta e indiretamente, no ano passado, organizações paramilitares.

- Esse relatório, em plena democracia, é um absurdo. Os termos utilizados nesse relatório são parecidos com os termos usados na época da ditadura. E o pior é que essa "Operação Pescado" é mantida com recursos públicos, através de verbas ocultas e continua em vigor - afirmou Dutra.

O senador disse que o Bloco Oposição está analisando quais medidas deve tomar para que a espionagem seja esclarecida. Dentre as medidas, ele citou a convocação dos comandantes do Exército para esclarecer o que está acontecendo. "Esse tipo de ação não tem nada a ver com a missão prevista na Constituição para as Forças Armadas", concluiu.

15/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior repudia ação do Exército em seu estado

PIVA REPUDIA ACUSAÇÕES CONTRA SERRA

Dutra refuta acusações contra o PT

Vanessa Grazziotin repudia acusações contra Orlando Silva

DUTRA CONDENA ACUSAÇÕES DE MALUF MAGALHÃES CONTRA CANDIDATOS DO PT

Duciomar repudia ação da Vale contra jornal