Experiência na AGU ajudará Toffoli no Supremo, diz Mercadante



Ao participar da sabatina de José Antonio Dias Toffoli, indicado para vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) avaliou que a atuação de Toffoli como advogado-geral da União, por dois anos e meio, irá ajudá-lo em suas decisões no Supremo. Segundo Mercadante, as grandes ações julgadas recentemente pela Suprema Corte passaram por avaliações na AGU.

Em sua apresentação, Toffoli listou algumas destas ações, como a decisão sobre a liberação da pesquisa com células-tronco e a questão da demarcação das terras da Reserva Raposa Serra do Sol.

Mercadante também contestou a opinião daqueles que acreditam fazer falta ao indicado a detenção de diploma de mestrado ou doutorado. Mercadante informou que os integrantes da Suprema Corte norte-americana não possuem esses títulos, e nem por isso deixam de possuir notório saber jurídico.

O senador participa da arguição a Toffoli na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A reunião acontece há quase cinco horas.



30/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles defende indicação de Toffoli ao Supremo

Senado aprova indicação de Toffoli para o Supremo

Gilvam Borges diz que Toffoli está qualificado para o Supremo

Mercadante apóia indicação de Toffoli

Toffoli dá prazo para Câmara se pronunciar sobre restrições a poderes do Supremo

Pratini ajudará na campanha