Exportação de carne para China deve ser um dos principais assuntos da pauta bilateral, diz Luiz Otávio



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) ressaltou, em pronunciamento no Plenário, a importância da visita do presidente chinês ao Brasil, Hu Jintao, e a sessão solene do Congresso Nacional nesta sexta-feira (12), às 16h, com a presença de Jiantao.  As vendas de carne para aquele país, na avaliação do senador, poderão ser um dos principais assuntos da pauta bilateral com a missão chinesa, da qual participam cerca de 300 empresários daquele país.

 O senador apontou o potencial de exportação de carne bovina do seu estado, o quarto produtor entre as unidades da Federação, com 18 milhões de cabeças e 15 frigoríficos instalados. Porém, ele chamou a atenção dos ministros da área econômica sobre a importância em se liberar recursos orçamentários para a sanidade animal, principalmente voltados para a erradicação da aftosa no país, como forma de apoiar as oportunidades de negócios que se abrem no exterior, especialmente com a China.

Luiz Otávio disse que a visita representa também uma oportunidade para o estreitamento do relacionamento comercial com os chineses e exemplificou com o acordo entre a Companhia Vale do Rio Doce e o governo da China, que trouxe um aumento de 40% nas exportações de minério de ferro extraído de Carajás, no Pará.

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, o senador Alberto Silva (PMDB-PI), em aparte, pediu para que os parlamentares compareçam à sessão solene desta sexta-feira, no Plenário do Senado. Ele adiantou que irá transmitir ao embaixador chinês que o seu estado, o Piauí, possui dois milhões de hectares disponíveis para o plantio de cana-de-açúcar  e produção de álcool para a China, ou então plantio de mamona para exportação de biodiesel.

Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) lembrou o interesse chinês em investir  US$ 5 bilhões em ferrovias e outros US$ 3,5 bilhões em siderurgia e mineração, conforme dados, segundo ele, veiculados pela imprensa. "Eles estão aguardando a aprovação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para viabilizar esses investimentos no país", afirmou Valadares.

> Valadares destaca visita do presidente da China ao Brasil



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CORREDOR DE EXPORTAÇÃO NA REGIÃO NORTE É IMPORTANTE PARA O PAÍS, DIZ LUIZ OTÁVIO

Luiz Otávio diz que viagem de Lula à China trará benefícios para o Pará

Exportação de carne bovina brasileira deve ser recorde em 2014

PASSARINHO DEVE PRESIDIR O PPB, AFIRMA LUIZ OTÁVIO

Brasil negocia exportação de carne para Malásia

Chile reconhece qualidade da carne de aves brasileiras para exportação