Luiz Otávio diz que viagem de Lula à China trará benefícios para o Pará



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) destacou os benefícios para o estado do Pará que poderão decorrer da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará brevemente à China. Lembrou que o Pará é hoje o estado que mais tem investimentos da Companhia Vale do Rio Doce, que está se tornando grande parceira do governo chinês.

O parlamentar informou que, em breve, a Vale estará iniciando a exploração e comercialização de cobre no município de Canaã dos Carajás, no Sul do Estado. O chamado "Projeto Sossego" deverá receber investimentos da Vale totalizando US$ 383 milhões. O cobre será exportado para americanos, europeus e asiáticos.

O representante paraense destacou ainda recente viagem de autoridades chinesas ao estado, onde visitaram as fábricas de alumínio Alubrás e Alunorte. A totalidade da produção dessas duas fábricas é exportada para países americanos e asiáticos.

O senador afirmou que a comissão paraense que acompanha Lula será comandada pelo deputado estadual Martinho Carmona, que representa também o Parlamento Amazônico. Ele destacou ainda o protocolo de intenções estabelecido entre o governador do Pará, Simão Jatene, e o presidente da Vale, Roger Agnelli. Segundo o senador, este acordo irá "viabilizar questões fiscais, tributárias e ambientais do estado".



17/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp afirma que viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China será positiva

Exportação de carne para China deve ser um dos principais assuntos da pauta bilateral, diz Luiz Otávio

Luiz Otávio afirma que Forças Armadas trazem benefícios para a juventude

Mercadante: viagem de Lula à China é estratégica para o Brasil

Agripino diz que viagem de Lula não trouxe benefícios para o Brasil

Luiz Otávio: Lula tem 80% das intenções de voto no Amazonas e 70% no Pará