Exportação de produtos de médias empresas cresceu em 2011



As informações sobre as exportações por porte de empresas, em 2011, foram publicadas nesta segunda-feira (1º) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic)

Em 2011, houve aumento no número de empresas de médio porte que exportaram. No ano, 5.710 médias empresas venderam para o mercado exterior, ultrapassando a quantidade verificada em 2010, de 5.681. Em relação a valores, o segmento também apresentou crescimento de 7,6%, passando de US$ 8,198 bilhões, em 2010, para US$ 8,819 bilhões, no ano passado.

O principal setor exportador, nesta categoria de estabelecimentos, foi o de máquinas e equipamentos mecânicos, sendo que as exportações corresponderam por 11,9% do total.  

O relatório mostra que 21.947 empresas exportaram no ano, com aumento de 29 exportadores, na comparação com 2010 . Dessas, cem empresas ascenderam de categoria, sendo que 67 passaram de micro e pequenas empresas para empresas de médio porte e 33, de médio para grande porte.

No ano, 9.973 micro e pequenas empresas exportaram e houve queda em relação à quantidade de 2010. A participação do segmento, no valor exportado, contudo, registrou aumento de 3,4%, passando de US$ 1,964 bilhão, em 2010, para US$ 2,032 bilhões, em 2011. Os principais setores que exportaram em 2011 foram: madeira e obras, obras de pedra, máquinas e equipamentos elétricos, pedras preciosas e artigos de joalheria, e plásticos e obras.

Em relação às grandes empresas, o número verificou aumento, de 5.612, em 2010, para 5.791, em 2011. O valor exportado por este porte de empresas também registrou elevação de 7,8%, passando de US$ 191,4 bilhões, em 2010, para US$ 244,7 bilhões, em 2011. Os setores de minérios e de petróleo e combustíveis representaram, respectivamente, 18% e 10,9%, das exportações do segmento, em 2011, e foram seguidos pelos de sementes oleaginosas (6,6%); açúcar (6,2%); e carnes (5,5%).

Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil

7 em cada 10 empresas sobrevivem no Brasil após 2 anos da abertura. É o que indica pesquisa elaborada pelo Sebrae a partir de nova metodologia. O trabalho foi feito a partir do processamento da base de dados da Receita Federal (RF), utilizando como referência os registros de abertura, as entregas das declarações de Imposto de Renda e as baixas das empresas .O estudo utilizou as informações entre os anos 2005 e 2009 e focou as empresas constituídas nos anos de 2005 e 2006.

Peiex

Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), é um projeto de capacitação para empresas com potencial exportador. Ele busca aumentar a competitividade e promover a cultura exportadora nas micro, pequenas e médias empresas do País, ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior.

Leia mais:

Máquinas brasileiras serão exportadas para a Argentina

Aprovada lei que amplia recursos para financiar exportações

Unidades operacionais que capacitam empresas para a exportação serão expandidas

 

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Sebrae
Portal Brasil

 

 

01/10/2012 16:16


Artigos Relacionados


Demanda das empresas por crédito em 2011 cresceu 2,3%, aponta Serasa

Exportação de calçados brasileiros cresceu 15,2% neste semestre

Pequenas e médias empresas podem ter crédito de US$ 300 milhões

MALDANER DEFENDE FORTALECIMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Furlan diz que pequenas e médias empresas vão exportar mais

Produção siderúrgica nacional cresceu 6,8% em 2011