Exportações caíram com crise financeira, diz Miguel Jorge



Participando agora de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou que a crise financeira mundial afetou consideravelmente as exportações brasileiras, com sensível redução das vendas de manufaturados nacionais. De acordo com o ministro, a queda é percebida quando se comparam as exportações do primeiro semestre de 2008 com período semelhante de 2009. Os motivos apontados por ele foram as dificuldades resultantes da crise: escassez de crédito e liquidez, redução dos investimentos, sintomas de desconfiança e a adoção de medidas protecionistas por alguns países.

Ele contou também que, neste mesmo período, verificou-se que, pela primeira vez em 31 anos, houve maior exportação de produtos básicos e não de manufaturados. Miguel Jorge falou ainda que foi registrada uma redução de quase 40% no comércio realizado entre o Brasil e os países do Mercosul, verificada entre janeiro e agosto deste ano, comparando-se com dados do ano anterior.

Esses números, conforme ressaltou o ministro, não são preocupantes, uma vez que já foram implementadas pelo governo ações para recuperar o setor, o que, segundo informou, já vem ocorrendo.

Mais informações a seguir

Miguel Jorge explica situação de comércio exterior diante da crise financeira

24/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Miguel Jorge explica situação de comércio exterior diante da crise financeira

Aumento de exportações depende mais de recuperação de mercado que do dólar, diz Miguel Jorge

Desaceleração é inevitável, afirma Miguel Jorge na CAE

Ministro Miguel Jorge debaterá na CDR criação de zonas de exportação

Miguel Jorge: Governo vai proteger o mercado brasileiro de concorrência predatória

CI debate crise financeira