Exportadores de joias e pedras apresentam produção nacional em feiras de Las Vegas



Vinte e uma empresas de joias e gemas vão expor, esta semana, a joalheria brasileira em duas das maiores feiras internacionais do segmento, a JCK Las Vegas e a Couture Jeweler, em Las Vegas (EUA).

A inserção cada vez mais constante das joias brasileiras no mercado internacional é resultado do Programa Setorial Integrado de Apoio às Exportações (PSI), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).

A indústria joalheira do Brasil vem se consolidando internacionalmente, ampliando sua participação nas feiras e batendo recordes de exportação. De acordo com dados do IBGM, as exportações atingiram no primeiro quadrimestre deste ano o montante de US$ 865 milhões, 26% a mais que no mesmo período do ano passado. Os Estados Unidos é o principal país comprador, responsável por 49% do que é comercializado no exterior.

Segundo a Apex-Brasil, o crescente desempenho e reconhecimento das pedras brasileiras são favorecidos por características únicas como o colorido, a mistura de materiais nas joias e o design alegre e inovador, motivo de reconhecimento e prêmios mundo afora. Outra vantagem é a variedade das pedras e gemas coradas encontradas em solo brasileiro: são mais de 100 espécies, em especial nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pará.

 

Diversidade

Entre as gemas brasileiras mais valorizadas estão o topázio imperial, os diversos tipos de turmalina, esmeralda, alexandrita e água-marinha, além do diamante, da safira e do rubi.

A turmalina paraíba, produzida inicialmente somente na Paraíba, é conhecida pela sua raridade e beleza, pois é de um azul incomparável. Devido as suas peculiaridades e raridade, pode ultrapassar o valor de US$ 25 mil o quilate. Atualmente, a turmalina paraíba também é encontrada na África. 

 

JCK Las Vegas 2011

A feira, uma das mais tradicionais do setor, reúne expositores do mundo todo e se apresenta como uma grande oportunidade de negócios. As empresas brasileiras participam do “Luxury” um espaço especial dentro da feira, com exposição do que há de melhor em joalheria, que será aberto primeiro para convidados e posteriormente para o público em geral.

Participam da JCK Luxury as empresas FR Hueb, Denoir, Vancox, Bruner, Preziose, Vianna, Antonio Bernardo e Brazil Boutique. No segmento gemas, participam a Miranda Gems, Colorgems, Ben Sabbagh, Belmont, JS Gems, Pinkstone, e RC Gemas.

A JCK Las Vegas será realizada de 3 a 6 de junho, e o “Luxury”, de 31 de maio a 2 de junho, no Mandalay Bay Hotel and Convention Center, das 10h às 18h.

 

Couture Jeweler 2011

A Couture Jeweler tem o foco em alta joalheria e marca. Além da realização de negócios, são apresentadas tendências e designers inovadores a um público formador de opinião.

O Brasil estará presente por meio das empresas Brumani, Vianna, Brazil Boutique, FR Hueb, Bruner, Antonio Bernardo, Goldesign, Yael Sonia, Mary Essses, Carol Kauffmann e Carla Amorim. A feira é realizada de 2 a 6 de junho, das 9h às 18h, no Hotel Wynn.

 

Fonte:
Apex-Brasil



31/05/2011 12:06


Artigos Relacionados


Assentados comercializam produção em feiras

Kit para feiras incentiva produção entre assentados

Embrapa apresenta produção de etanol de 2ª geração em feiras pelo Brasil

Circuito Nacional de Feiras de Livro realizará 75 eventos este ano

Técnicos apresentam ações do Programa de Produção Integrada de Hortaliças

MTE, SNJ e OIT apresentam agenda nacional de trabalho decente para juventude