Assentados comercializam produção em feiras
Levar seus produtos do campo para a cidade e vendê-los diretamente aos consumidores, com bom preço e qualidade. É a essa oportunidade que agricultores familiares e assentados da reforma agrária dos municípios de Timbó Grande e Santa Cecília (SC) estão tendo acesso graças à realização de uma feira popular todo primeiro sábado do mês.
A feira, cuja terceira edição aconteceu no último dia 5, já está se tornando uma tradição para a população local que vai à rua São Pedro, no centro de Timbó Grande, em busca de hortaliças, legumes e outros produtos in natura e artesanais. “O povo da cidade fica contente em receber a feira e aprova a novidade. Nas ruas, me perguntam quando será a próxima. Para eles é uma boa oportunidade de adquirir produtos saudáveis e frescos”, relata o secretário municipal de Agricultura, Silvey Evandro Ferreira de Souza. É a prefeitura que viabiliza o transporte dos produtos dos cerca de 180 assentados que participam das feiras e também tem contribuído na produção nos assentamentos.
O apoio da prefeitura e dos técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural contratada pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária de Santa Catarina (Incra/SC), tem sido essenciais para que a produção e comercialização se consolidem nos três assentamentos de Timbó Grande e nos dois de Santa Cecília.
“Na região, o foco é a olericultura [produção de hortaliças, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos] e, como se tratam de produtos perecíveis, incentivamos a venda em feiras dos excedentes da produção voltada aos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos [PAA]”, ressalta Marcone Lima, engenheiro agrônomo do Incra que coordena o Programa de Desenvolvimento Sustentável Integrado (PDSI). Foi em reunião deste programa, que atua em parceria com Banco do Brasil, Epagri, Cooptrasc e Cooperdotchi, que surgiu a ideia das feiras na cidade.
Estrutura
Por enquanto, a estrutura da feira tem sido garantida graças ao empréstimo das barracas por cooperativa do município. Entretanto, para 2014, a intenção do Incra é que esta e outras feiras que comercializem a produção de famílias assentadas catarinenses passem a contar com os “Kits-feira” a serem adquiridos pela autarquia.
A previsão é que 20 kits beneficiem 390 famílias em 51 assentamentos do estado. Os kits são compostos por lona, saia, balança, aventais, bonés, placas de preço e de identificação, sacolas e caixas plásticas. A intenção é dar uniformidade e boa aparência às feiras da reforma agrária em Santa Catarina, a exemplo do que já acontece no Rio Grande do Sul.
Fonte:
08/10/2013 17:12
Artigos Relacionados
Kit para feiras incentiva produção entre assentados
Assentados de SP comercializam R$ 28,5 milhões em alimentos
Assentados comercializam alimentos em feira em AL
Assentados comercializam 11 toneladas de produtos orgânicos em evento
Embrapa apresenta produção de etanol de 2ª geração em feiras pelo Brasil
Exportadores de joias e pedras apresentam produção nacional em feiras de Las Vegas