Exposição de trens e fotos marcam os 150 anos da Central do Brasil
A iniciativa é da CPTM, ANPF (Ass. Nac. de Preservação Ferroviária) e ABPF (Ass. Brás. de Preservação Ferroviária).
Uma volta ao passado da ferrovia brasileira. Esse é o clima que os visitantes do Espaço Cultural CPTM, localizado na Estação Brás, encontrarão em fotos da ferrovia, que retratam diferentes períodos e locomotivas antigas que ficarão estacionadas na plataforma 8. A mostra faz parte das comemorações dos 150 Anos da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), que começa na quarta-feira, 15, e vai até o fim do mês. A iniciativa é o resultado da parceria entre CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ANPF (Associação Nacional de Preservação Ferroviária) e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Mostra fotográfica (de 15 a 30 de outubro)
O Espaço Cultural CPTM recebe fotos que mostram um pouco da história da ferrovia, nascida sob o reinado de D. Pedro II (1840 a 1889) e que interligava São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - trecho de maior importância comercial para o Brasil na época. No Estado de São Paulo, atualmente parte desse eixo é administrado pela CPTM, nas linhas 11 – Coral (Luz – Guaianazes) e 12 – Safira (Brás – Calmon Viana).
A exposição será composta por aproximadamente 40 fotos, onde se vêem as principais estações da linha, locomotivas e trens a partir do marco zero da EFCB, a Estação D. Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, até a antiga Estação Roosevelt, em São Paulo (atual Estação Brás).
Exposição de trens antigos (25 e 26 outubro)
No último fim de semana do mês, duas locomotivas e três vagões antigos ficarão expostos na plataforma 8 e abertos ao público, que poderá conferir o interior dos antigos trens e seu funcionamento.
Locomotivas
A locomotiva a vapor 353, fabricada em 1927, nos Estados Unidos, rodou na Central do Brasil no trecho de São Paulo ao Rio de Janeiro até 1962. A “Velha Senhora”, como é conhecida, foi restaurada especialmente para o evento. Ela é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.
A V8, construída em 1938, atendia o trecho entre Itirapina e Jaú, com 101,4 km de extensão. Com uma potência de 3800 HP (Horse Power) as locomotivas eram o que havia de mais moderno e arrojado para a época. O modelo 6371 é o único ainda em circulação no país.
Vagões
Construído na década de 50, o Pullman Standard carregava em viagens de longo percurso as classes A e B. Os visitantes que passarem pelo carro poderão ver um pouco do luxo e conforto que os passageiros da época tinham à disposição.
O modelo Nº 1 também não fica para trás no quesito luxo. Afinal, os vagões da São Paulo Railway de 1909 eram utilizados em presenças solenes, como o Presidente da República e o Presidente de Cia. Ferroviária, em inaugurações de novas estações e estradas de ferro. Ele possui capacidade para 16 lugares com sofás, poltronas estofadas e vidros espelhados em cristais.
Por fim, o modelo Nº 19, construído na Inglaterra no final da década de 20, serviu para atender às autoridades em suas vistorias que cortavam todo o estado de São Paulo. Posteriormente, os vagões serviram para o transporte de falecidos, levando junto familiares e conhecidos até a estação mais próxima do sepultamento. Uma das personalidades que teve o corpo carregado no carro foi o jornalista e escritor Alcântara Machado, em 1935.
Serviço
“Exposição fotográfica – 150 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil”
Local: Espaço Cultural CPTM
Endereço: Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº
Data: de 14 a 30 de outubro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.
“Exposição de trens antigos”
Local: Plataforma 8
Endereço: Estação Brás - Praça Agente Cícero, s/nº
Data: dias 25 e 26 de outubro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.
Da CPTM
10/14/2008
Artigos Relacionados
Sarney inaugura exposição de fotos sobre os 70 anos da FAB
Exposição comemora 40 anos de criação do museu do Banco Central
Lançamento: Livro registra em fotos 300 anos dos negros no Brasil
Senado comemora 50 anos do Comício das Reformas, na Central do Brasil
Sessão especial lembra os 50 anos do comício de Jango na Central do Brasil
Iluminação especial e exposição marcam Outubro Rosa no Congresso