Exposição mostra resistência à ditadura militar no Brasil



Contar um pouco da história do Brasil durante os anos da ditadura militar, por meio da trajetória da imprensa no período de 1964 a 1985. Esta é a proposta da exposição "Resistir É Preciso...", que entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12).

Com curadoria de Fábio Magalhães, a exposição mostra a resistência ao regime de exceção com uma linha do tempo, composta por documentos, fotos, vídeos, exemplares de jornais, depoimentos de jornalistas, cartazes, ilustrações, charges e caricaturas do período.

Produzida pelo Instituto Vladimir Herzog, a exposição tem curadoria de Fabio Magalhães e é patrocinada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A mostra fica em cartaz no rio até 7 de abril. Entre maio e outubro deste ano, a exposição ficará em Belo Horizonte.

O Instituto Vladimir Herzog, criado em homenagem ao jornalista que lutou contra o regime ditatorial, espera receber um público estimado em 150 mil pessoas para a exposição, entre estudantes, professores, grupos da terceira idade e população em geral. Além do BNDES e do CCBB, a mostra tem apoio dos Correios.

Fonte:

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social



11/02/2014 18:40


Artigos Relacionados


Memorial da Resistência apresenta retrato da ditadura militar

Valter Pereira lembra papel de juristas na resistência à ditadura militar

Portal Memória Política e Resistência abre milhares de documentos da ditadura militar para consulta

Exposição sobre ditadura militar é uma das atrações do Fórum Social Temático

Exposição do Arquivo Nacional mostra documentação produzida durante a ditadura

Acervo sobre ditadura militar repatriado ao Brasil será digitalizado