Exposição no RS explica funcionamento do coração



Divulgar informações sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares são os objetivos da exposição Vias do coração, que entrou em cartaz no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre. A mostra, criada em 2008 e já visitada por cerca de 90 mil pessoas, integra o acervo do Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos, do Museu da Vida da Fiocruz. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências e estruturada em dez estações, a exposição traz jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos. A mostra aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes.

Durante o percurso, crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia. Os visitantes também poderão interagir com um coração gigante, criado pelo escultor Gil Verx. No modelo, é possível ouvir o som ampliado de batimentos cardíacos em diferentes frequências. A exposição tem uma parte voltada especialmente para tratar da prevenção, controle e consequências do diabetes. Nesta seção, há um modelo interativo que mostra o impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, também criado pelo escultor Gil Verx, com objetivo de orientar as crianças a compor refeições saudáveis e equilibradas, entre outras atividades. A mostra oferece ainda material de apoio para professores e estudantes da área da saúde, com a disponibilização de ilustrações e imagens exclusivas do coração e de suas estruturas para download gratuito.

A Mostra Vias do coração fica aberto ao público até 15 de dezembro de 2013, nos seguintes horários: terças, quintas e sextas, das 9h às 17h; quartas, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. 

A entrada custa R$ 16 (público em geral) e R$ 12,50 (promocional para crianças de 3 a 12 anos, pessoas acima de 60 anos, estudantes, professores e diplomados da PUC-RS). 

Contato para agendamento de grupos: [email protected]

Fonte:

Fundação Oswaldo Cruz



20/11/2013 11:04


Artigos Relacionados


Economista explica funcionamento do Caixa Único

CPI da Segurança: empresário explica funcionamento da videoloteria

CPI da Segurança: empresário explica funcionamento da videoloteria

Plenário TRE explica funcionamento da urna eletrônica

Pagot nega denúncias e explica funcionamento do Dnit

Palestra explica o funcionamento dos serviços médicos do Senado