Exposição retrata cotidiano de matriz africana no Brasil
O Centro Cultural Correios de Salvador (BA) recebe, a partir do dia 19 de dezembro, a exposição fotográfica itinerante "E o silêncio nagô calou em mim", em que a fotógrafa Denise Camargo compartilha a sua experiência no campo das imagens por meio da tradição religiosa afro-brasileira.
A mostra traz 30 imagens acompanhadas de textos, vídeo e trilha sonora composta especialmente para a exposição e um ambiente interativo. Crenças e tradições se revelam, combatem preconceitos e refletem o processo de criação da artista no território sagrado dos ritos.
As lentes de Denise focam a cultura afro-brasileira ao entrar no espaço mítico-ritual do candomblé, revelando o processo de criação da artista no território sagrado dos ritos. "Parti da premissa que o território sagrado das cerimônias de candomblé é um espaço de experiência, de imersão cultural, de contemplação e respeito ao acervo de saberes", detalha ela, que recebeu o Prêmio Palmares em 2012, para publicação da tese Imagética do candomblé, uma criação no espaço mítico-ritual e o Prêmio Brasil Fotografia – Bolsa para desenvolvimento de projeto, este ano.
A curadoria de "E o silêncio nagô calou em mim" é de Diógenes Moura, escritor, editor, roteirista e curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 1998 e maio de 2013.
E o Silêncio Nagô..., que chega a Salvador depois de ficar em cartaz com sucesso em Brasília, coloca em circulação, de maneira inédita, ideias sobre um objeto artístico geralmente renegado à invisibilidade. É uma exposição enriquecedora tanto em seu conteúdo quanto na forma de proporcionar a aquisição de conhecimento.
Acessibilidade
Acessível aos deficientes visuais e ao público de todas as camadas sociais, a coletânea alia tecnologia e arte em um só espaço. Além das imagens, da trilha sonora, de palestras da artista e de convidados, de oficina de formação para educadores, o projeto contempla sinalização podotátil que auxiliará a visita de cegos. Eles receberão na entrada da sala um aparelho com audiodescrição das imagens, garantindo total autonomia durante o percurso expositivo.
Serviço:
Exposição: E o Silêncio Nagô Calou em Mim
Data: 19 de dezembro 2013 até 22 de fevereiro de 2014
Local: Centro Cultural Correios
Horário: segunda à sexta-feira, das 10h às 18h e sábados das 8h às 12h
Endereço: Travessa Cruzeiro de São Francisco, nº 20 – Pelourinho, esquina com Rua Inácio Acioli
Entrada gratuita
Agendamento de visitas para escolas e informações: [email protected]
Fonte: Ministério da Cultura
17/12/2013 18:23
Artigos Relacionados
Febem: Mais de 100 pessoas visitam a exposição "Arte sob os pés", que retrata o cotidiano das aulas
Comunidades de matriz africana realizam seminário
Espaços religiosos de matriz africana são tema de mapeamento
Líderes de religiões de matriz africana comentam a intolerância religiosa
Exposição retrata luta contra a ditadura no Brasil
Novela que retratou tradições de matriz africana recebe prêmio internacional