Novela que retratou tradições de matriz africana recebe prêmio internacional



A novela Lado a Lado, exibida pela Rede Globo em 2012, venceu a 41ª edição do International Emmy Awards como o melhor folhetim da tv mundial. A cerimônia de gala aconteceu nessa segunda-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos, e é considerada o Oscar da televisão.

Em março deste ano, quando a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) comemorou dez anos de criação, os autores e o elenco da novela receberam sua primeira homenagem nas pessoas do escritor João Ximenes e dos artistas Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa, agraciados com uma placa.

A SEPPIR considerou que a trama ambientada no Rio de Janeiro do início do século XX retratou as tradições de matriz africanas sem estereótipos. “Essa é primeira homenagem recebida por Lado a Lado e vai ajudar a fazer com que uma empresa como a Rede Globo perceba como a gente quer ser visto na televisão brasileira”, disse Lázaro, na época.

Nos EUA, anunciado pelo ator americano Jeffrey Tambor, o prêmio foi entregue aos autores Cláudia Lage e João Ximenes Braga, ao diretor geral Vinícius Coimbra, ao diretor Cristiano Marques e ao ator Thiago Fragoso.

João Ximenes Braga disse estar duplamente emocionado com o reconhecimento tão importante! “Lado a Lado é uma novela muito brasileira. No pano de fundo das nossas histórias de amor, mostramos fatos que ajudaram a definir a identidade cultural brasileira, como o samba, a capoeira, o carnaval, a popularização do futebol, as religiões de matriz africana, as favelas… Então, o prêmio atesta não só a qualidade da novela em si, mas também que conseguimos fazer uma história local que tocou um júri internacional, isso não é pouco”, afirmou.

Cláudia Lage, que dividiu a autoria com João, também comemorou a conquista do Emmy. "A novela discute temas ainda polêmicos e complexos no Brasil, como a discriminação racial e a cultura patriarcal, pilares presentes ainda em nossa sociedade. Um reconhecimento desse porte para o nosso trabalho só pode ser muito emocionante e altamente recompensador. Estamos muito felizes”, resumiu.

O diretor geral Vinícius Coimbra explicou o significado do prêmio para ele: “É muito emocionante vencer o Emmy estando aqui, entre os melhores do mundo. E nós representando a qualidade da dramaturgia brasileira. O Emmy é a coroação de um grande e belo trabalho que fizemos, da paixão que tivemos por este projeto”, disse.

Fonte:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República



27/11/2013 11:07


Artigos Relacionados


Comunidades de matriz africana realizam seminário

Exposição retrata cotidiano de matriz africana no Brasil

Espaços religiosos de matriz africana são tema de mapeamento

Líderes de religiões de matriz africana comentam a intolerância religiosa

Bolsista do CsF recebe prêmio internacional

Fundo Ibas recebe prêmio internacional