Exposição retrata os 20 anos da Constituição



Foi aberta nesta terça-feira (7), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a exposição "20 Anos da Promulgação da Constituição Federal". Por meio de acervos impressos, manuscritos, digitais, audiovisuais e fotografias, a exposição apresenta o contexto histórico no qual foi realizada, entre 1987 e 1988, a Assembléia Nacional Constituinte. Ao lado de vários parlamentares, participaram do evento o presidente do Senado, Garibaldi Alves, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e o vice-presidente da República, José Alencar.

No início da cerimônia, foi realizado um minuto de silêncio em memória a Homero Santos, ministro emérito do Tribunal de Contas da União (TCU) que faleceu no último domingo (5).

José Alencar declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "absolutamente atento ao valor da Constituição" e deseja preservá-la e valorizá-la "cada vez mais". Segundo o vice-presidente, a Carta de 1988 representa não apenas a consolidação de um regime democrático, mas também de um período novo sob a proteção da Constituição. Mas ele lembrou que, para muitos, o documento ainda possui defeitos.

- É claro que a Constituição deve ser aperfeiçoada. Mas não tenho dúvida de que todas as vezes que surgirem idéias capazes de aperfeiçoar a Carta, essas iniciativas serão aplaudidas pelo doutor Ulysses Guimarães - disse ele.

Para o senador Adelmir Santana (DEM-DF), que também participou do evento, a exposição é uma oportunidade para relembrar a participação da população e de todos os constituintes que "trabalharam ativamente para encontrar um caminho que é a constituição viva que nós temos".

- Na verdade, ainda se fala muito em uma série de artigos que não foram regulamentados. Isso demonstra o quão viva ela é, carecendo de nossas participações para melhorá-la, regulamentá-la e transformá-la efetivamente na Constituição Cidadã tão profetizada pelo presidente do Congresso na época, Ulysses Guimarães - declarou o senador.

A exposição pode ser visitada no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 2 de novembro, das 9h30 às 17h.



07/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição comemora os 20 anos da Constituição Cidadã

Exposição sobre 25 anos da Constituição abre atividades culturais do Senado em 2013

EXPOSIÇÃO RETRATA A HISTÓRIA DO ACRE

Exposição fotográfica retrata a vida na antiga URSS

Exposição retrata cotidiano de matriz africana no Brasil

Exposição retrata poética urbana em concreto armado