FAB comanda substituição da Bandeira Nacional



Neste domingo, dia 6 de outubro, às 10h, será realizada a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Com a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a cerimônia será presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. O objetivo é despertar o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais na população brasileira. 

O evento este mês tem caráter especial, pois comemora-se o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Com esse intuito, o grupamento será formado por pilotos militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Distrito Federal, além da participação das suas respectivas bandas e de diversas autoridades civis e militares. 

Na solenidade, a Guarda-de-Honra será composta pela Banda de Música, Comandante e Estado-Maior, Bandeira Nacional e o grupamento de bandeiras históricas. Participará também da solenidade, a Bateria Caiena - do 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro –, que executará a salva de 21 tiros.

Troca da Bandeira Nacional 

O Pavilhão, que será hasteado ao som do Hino Nacional Brasileiro, equivale a uma área de 280m2 e pesa cerca de 90kg. A Bandeira Nacional substituída é arriada somente após a outra ser erguida no topo do mastro de 110 metros de altura.

A substituição da Bandeira Nacional acontece todo primeiro domingo de cada mês por meio do revezamento entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e as forças auxiliares do Distrito Federal.

Fonte:
Força Aérea Brasileira 



04/10/2013 16:25


Artigos Relacionados


FAB comanda cerimônia de substituição da Bandeira Nacional

Cerimônia de substituição da Bandeira homenageia os aviadores do Brasil

Dilma participa pela primeira vez da cerimônia de substituição da bandeira

Comissão determina hasteamento da bandeira do Mercosul junto com bandeira nacional

Congresso Nacional celebra o Dia da Bandeira

Congresso Nacional comemora o Dia da Bandeira