FAB e aviador são homenageados pelo Parlamento



Na abertura da sessão solene do Congresso que homenageou a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Dia do Aviador, nesta terça-feira (21), o presidente do Senado, Garibaldi Alves, ressaltou a relevância das missões que a Aeronáutica realiza junto a comunidades carentes e isoladas e manifestou a convicção de que os recursos previstos para esta Força Armada no Orçamento da União para 2009 não sofrerão cortes.

VEJA MAIS

O requerimento para a realização da solenidade foi apresentado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM). A sessão foi presidida pelo senador Garibaldi Alves e pelo deputado Osmar Serraglio, que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.

Depois da execução do Hino Nacional pela Banda Militar da Aeronáutica, Garibaldi chamou, para compor a Mesa, os comandantes da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, e o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), brigadeiro Flávio de Oliveira Lencastre.

Garibaldi Alves se disse honrado por receber no Congresso, ao mesmo tempo, "tantos militares ilustres". Ele saudou, ainda, os oficiais que serão agraciados com a Ordem do Mérito da Aeronáutica, na próxima quinta-feira (23), no Palácio do Planalto.

Missões

O presidente do Senado manifestou sua convicção de que os recursos previstos para a Aeronáutica no Orçamento da União para 2009 não sofrerão cortes em virtude da crise financeira internacional. Para ele, as Forças Armadas não podem mais ser prejudicadas, uma vez que têm sofrido carências de verbas ao longo do tempo, estando, agora, em fase de re-aparelhamento e recuperação de salários.

Garibaldi ressaltou a relevância das missões que a Aeronáutica realiza junto a comunidades isoladas e carentes, em especial o trabalho de ação cívico-social, em que parte do efetivo é deslocada para atender a brasileiros que vivem em diferentes pontos do território nacional. Ele citou ainda as Missões de Misericórdia, nas quais é feito o transporte de enfermos, e as missões de busca e salvamento para ajudar no resgate de acidentados.

O presidente também destacou que a Força Aérea presta importante auxílio operacional a órgãos públicos, como no transporte de vacinas, durante campanhas realizadas pelo Ministério de Saúde, e de urnas eleitorais, em épocas de eleição. Lembrou ainda o apoio prestado em calamidades, como enchentes e secas.

A sessão solene foi realizada no Plenário do Senado.

Da Redação / Agência Senado



21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi participa de cerimônia pelo Dia do Aviador

Sarney participa de cerimônia pelo Dia do Aviador

Zambiasi e Otomar são homenageados pelo TCE

Servidores públicos são homenageados pelo CNPq

Procuradores do trabalho são homenageados pelo Senado

Senadores são homenageados pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul