FAB forma novos pilotos e operadores de sistemas de inspeção em voo



A Força Aérea Brasileira formou mais 10 pilotos e operadores de sistemas de inspeção em voo. A solenidade de entrega de diplomas foi realizada em São José dos Campos (SP), na última quinta-feira (14) durante a Reunião de Inspeção em Voo 2013. Os profissionais inspetores integram o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), que verifica a eficiência dos equipamentos de auxílio à navegação do sistema de tráfego aéreo brasileiro. 

A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle Espaço Aéreo (Decea), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho.

Os tripulantes ficaram três meses imersos em aulas teóricas e práticas em nível avançado sobre instrumentos de auxílio à navegação, como o sistema de aproximação de precisão ILS, entre outros. Antes de participar desta etapa, os militares passaram pelas etapas básica e intermediária durante três anos no próprio Geiv.

O Capitão-Aviador Maximiliano Silva Lopes é um dos novos inspetores. Para ele, a realização de inspeção em voo é muito peculiar em relação a outros tipos de voo. "É uma responsabilidade muito grande. Em um aeroporto internacional, por exemplo, aeronaves do mundo inteiro utilizam as informações geradas pelos instrumentos, especialmente em condições meteorológicas adversas. As informações precisam ter alto índice de confiabilidade", explica o militar.

Reunião da Inspeção em voo

Os novos profissionais da área trocaram experiências com os mais experientes durante a Reunião de Inspeção em Voo 2013. O evento realizado em São José dos Campos (SP), entre os dias 12 e 14 de novembro, também contou com seminários e palestras. Uma das palestras abordou a Navegação Baseada em Performance (PBN) e as características dos sinais satelitais para aplicação no Gbas (Ground Based Augmentation System). O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea), o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e o próprio Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) 

De acordo com o Comandante do Geiv, Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, o intercâmbio entre os profissionais é importante diante da responsabilidade deles no contexto do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab).

Fonte:

Força Aérea Brasileira



20/11/2013 18:52


Artigos Relacionados


Aeroporto de Salvador receberá novos sistemas de luzes de aproximação

Polícia Civil forma 813 novos policiais

CPI forma equipe e define novos depoimentos

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 2 mil novos profissionais

Comissão de Desportos forma novos árbitros de Badminton

Polícia Civil forma 270 novos agentes de telecomunicações