FAB ministra curso de vigilância eletrônica para a Guarda Municipal de Curitiba



Cerca de 30 integrantes da Guarda Municipal de Curitiba participam do curso de vigilância eletrônica ministrado pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). Depois de três semanas de aulas sobre eletricidade e eletrônica, aterramento, circuito fechado de TV, câmeras e lentes, redes, direito de imagens, instalação e manutenção, os alunos  terão condições de recuperar 56 câmeras de segurança da capital paranaense.

De acordo com o Diretor da Guarda Municipal, Inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, a iniciativa implicará economia de R$ 1,6 milhão para os cofres do município, considerando que o mesmo valor seria gasto para restabelecer o sistema. “Além disso, a capacitação trará uma economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil, valor que seria empregado na manutenção das câmeras de videomonitoramento da cidade”, afirmou o diretor.

As aulas, que iniciaram na última segunda-feira (11) e se encerram no dia 28 de novembro, fazem parte da ampliação do sistema de segurança para a Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das cidades-sede do evento e o Centro de Coordenação de Defesa de Área estará sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira. O curso é Coordenado pelo Batalhão de Infantaria do Cindacta II.

Durante a abertura do evento o Comandante Interino do Cindacta II, Coronel Luiz Ricardo de Souza Nascimento, falou sobre a importância da parceria das instituições. “Temos o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade. O caminho único para isso é o estreitamento de relações entre as corporações, para compartilhar conhecimentos”, afirmou.

Para o Brigadeiro Amilcar Andrade Bastos, Adjunto ao Coordenador de Defesa de Área para Assuntos da Copa 2014, muito mais do que um legado para um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol, o compartilhamento deste conhecimento é algo que ficará para a cidade de Curitiba.

Saiba mais
O curso de vigilância eletrônica é ministrado há seis anos para as equipes internas do Cindacta II. Esta é a primeira vez que o curso é estendido a uma turma completa da Guarda Municipal. No próximo dia 20 de novembro, o curso receberá o prêmio de melhor projeto de Soldado Cidadão da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

 



14/11/2013 19:20


Artigos Relacionados


Guarda Municipal poderá ter dia comemorativo

GUARDA MUNICIPAL PODERÁ FAZER POLICIAMENTO OSTENSIVO

Curitiba terá Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Vigilância Sanitária inicia inspeção de hotéis em Curitiba

Áudio | Ministra vem ao Senado discutir guarda internacional de crianças

Em Porto Alegre, ministra destaca projetos que aumentam arrecadação municipal