Falta de acordo adia votação de substitutivo a projetos sobre política de saneamento



A falta de acordo na Comissão Especial Mista de Saneamento adiou para a próxima semana a votação do relatório do deputado Júlio Lopes (PP-RJ) sobre os projetos que definem a política nacional de saneamento. Mesmo apósuma semana de negociações entre o relator e técnicos do governo federal, não foi possível o estabelecimento de um consenso que permitisse a aprovação de um texto consolidando os pontos de vista do governo e da oposição sobre o assunto.

A sugestão de adiamento partiu do senador Tião Viana (PT-AC). Ele informou que foi solicitado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, com quem se reuniu na manhã desta terça-feira (4), a negociar um prazo maior com a comissão. O propósito da ministra, disse Tião Viana, seria reunir-se mais uma vez com as áreas técnicas dos ministérios,em busca de um avanço em relação a posição de Júlio Lopes.

- E o retorno de tive da reunião de hoje foi de que haveria espaço para se construir algum tipo de entendimento em relação a proposta de Júlio Lopes e do que foi apresentado pelo governo - afirmou Tião Viana.

As principais divergências que tem obstaculizado os trabalhos da comissão, estão relacionadas à definição da titularidade dos serviços de saneamento e à necessidade ou não de indenização das companhias estaduais no caso de encampação dos serviços pelos municípios. O governo defende a titularidade municipal dos serviços e a não indenização - ou compensação apenas parcial - na hipótese de reassunção de serviços pelos municípios.

A comissão foi criada com a finalidade de consolidar duas propostas de marco regulatório para o setor de saneamento: o Projeto de Lei do Senado (PLS) 155/05, que defende os interesses das companhias estaduais de saneamento, e o Projeto de Lei (PL) 5.296/05, apresentado pelo Ministério das Cidades em defesa dos interesses dos municípios.

Durante a reunião, o presidente da comissão, senador César Borges (PFL-BA) anunciou a prorrogação do prazo de funcionamento do colegiado até o dia 22 de dezembro deste ano. A próxima reunião da comissão foi marcada para terça-feira (11), às 15h.

04/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de acordo adia votação de substitutivo sobre projetos para definir política de saneamento

Falta de acordo adia votação do PLV que abre crédito extraordinário para projetos do PAC

Falta de acordo adia votação de relatório sobre obras com indícios de irregularidades

Falta de acordo adia votação do Orçamento

Falta de acordo adia votação de créditos suplementares

Falta de acordo adia votação de regulamentação do setor farmacêutico