Falta de acordo impede votação de créditos orçamentários



Após os debates sobre a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Márcio Maia (PT-RS), que presidiu a sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira (21), tentou encaminhar a votação de matérias que estavam sobre a mesa, mas não houve êxito. Os governistas queriam acordo para aprovar pelo menos um projeto de crédito orçamentário suplementar, no valor de R$ 921,5 milhões, em favor dos Ministérios da Previdência e Assistência Social e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No entanto, os líderes da oposição permaneceram irredutíveis, apenas acenando com a possibilidade de transferir o exame para a próxima semana.

O líder da minoria, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), condicionou o exame desse e outros pedidos de crédito a prévia discussão como o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. Ele argumentou que a arrecadação está em queda acentuada e mesmo assim o governo vem "despejando" mensagens de créditos adicionais, que já somariam mais de R$ 30 bilhões. A idéia era tratar do assunto na audiência pública com Paulo Bernardo, ainda nesta quarta-feira, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) - onde esses projetos são analisados antes de irem à votação em sessão do Congresso.

Com relação ao crédito em favor dos Ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Social, o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA) concordou que muitas ações previstas são positivas. No entanto, ponderou que a proposta (PLN 45/09) apresenta irregularidades, inclusive porque foi alterada a pedido do Ministério do Planejamento, por ofício, quando seria necessária uma mensagem presidencial.

A relatora da matéria, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), esclareceu que os recursos devem viabilizar, entre outras ações, a expansão e a melhoria da rede de agências da Previdência. Na área do Ministério do Desenvolvimento Social, serão financiados projetos de inclusão produtiva em comunidades carentes e ações de segurança alimentar, como a construção de cisternas, restaurantes e cozinhas populares, além de distribuição de alimentos.



21/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de acordo impede votação de créditos suplementares

Falta de quórum impede votação de créditos na CMO

Falta de acordo impede votação de requerimentos

Falta de acordo impede votação de MP e tranca a pauta do Senado

Falta de acordo impede votação da MP de ajuda a Santa Catarina na CMO

Falta de acordo impede votação de MP e pauta permanece trancada