Falta de crédito prejudica pequenas empresas, diz Renan Calheiros
Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que a falta de crédito é o maior problema para a criação e o desenvolvimento de pequenos negócios no Brasil. O senador ressaltou que, apesar de responderem por aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e 60% dos empregos gerados no país, as microempresas recebem apenas 10% dos créditos concedidos pelos bancos oficiais e privados.
- Daí a importância do microcrédito, que democratiza o acesso aos empréstimos, fundamentais para a geração de emprego e renda e o combate à pobreza - afirmou.
Em seu discurso, Renan destacou que as microempresas são responsáveis pela geração da maior parte dos empregos formais no Brasil, de acordo com o Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa, editado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e do Ministério do Trabalho.
O anuário detectou que há no Brasil mais de 6 milhões de micro, pequenas, médias e grandes empresas formais. Dessas, pouco mais de 2 milhões declararam ter empregados, sendo 97,5% delas micro e pequenas empresas, e 2,5%, médias e grandes empresas.
No que se refere à mão-de-obra, o anuário apurou que as microempresas pesquisadas empregavam mais de 13 milhões de pessoas, contra 12 milhões e 800 mil trabalhadores que se encontram nas médias e grandes empresas.
- Isso tudo demonstra que a maior contribuição das micro e pequenas empresas no crescimento e desenvolvimento do país é a de servirem de colchão amortecedor do desemprego. Elas constituem uma alternativa de ocupação para uma parcela da população que tem condições de desenvolver seu próprio negócio, ou que possui pouca qualificação para encontrar emprego nas empresas de maior porte - afirmou.
20/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hélio Costa diz que decisão da Receita prejudica pequenas empresas
Falta de comunicação no governo prejudica setor ferroviário, afirma representante de empresas
Falta de gestão profissional ameaça pequenas empresas, dizem especialistas
AMIR LANDO CRITICA FALTA DE INCENTIVO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Pequenas empresas terão crédito de US$ 900 milhões
Pequenas e médias empresas podem ter crédito de US$ 300 milhões