Falta de engenharia pública atrasa obras do PAC, diz presidente do Confea
A carência de estrutura técnica e de planejamento em engenharia pública no país tem comprometido o cumprimento do calendário de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A afirmação é do presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio Melo. Ele participa do 12º Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, realizado nesta terça-feira (4) no Auditório Petrônio Portela, no Senado.
Conforme explicou Melo, a redução de investimentos públicos nos últimos 30 anos causou a desmontagem das estruturas e equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento, pelo controle e pela fiscalização dos empreendimentos públicos nos municípios e nos estados. Com isso, afirmou, as administrações públicas perderam os profissionais necessários para a implementação das obras previstas no PAC.
- É necessária a reestruturação técnica do Estado, da engenharia pública. Perdemos a cultura técnica de planejamento. Deixamos de ter as carteiras de projeto técnico básico, em nível municipal e estadual - observou ele.
Em sua apresentação, o presidente do Confea destacou as potencialidades do conjunto de conselhos regionais para ampliar a fiscalização de profissionais que atuam na implementação de obras públicas. No evento, que visa debater as formas de controle das obras realizadas pelo governo, Melo defendeu o estreitamento de parcerias entre os conselhos profissionais de engenharia e arquitetura e os órgãos de controle e fiscalização dos empreendimentos públicos.
Mais informações a seguir
04/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Confea, fragilidades das estruturas de engenharia do setor público compromete calendário de obras do PAC
Falta de projetos técnicos atrasa obras do PAC, afirma líder empresarial
Falta de acordo sobre terceira secretaria atrasa definição da Mesa
Mercadante aponta falta de fiscalização nas obras em São Paulo e pede audiência pública sobre rodoanel
CMA vota projeto que atribui ao Confea a fiscalização de obras inacabadas
CMA vota projeto que prevê fiscalização de obras inacabadas pelo Confea